O charmoso Volkswagen TL alemão

Clássicos 30 Ago 2022

O charmoso Volkswagen TL alemão

Por Irineu Guarnier

O TL Fastback (Typ 3) alemão nasceu da necessidade da Volkswagen de ter mais opções na sua gama da década de 1960, além do Carocha (Typ 1), da carrinha Pão de Forma (Typ 2) e do Karmann Ghia (Typ 14). Lançado em 1965 na Alemanha com moto boxer aircooled de quatro cilindros e 1.500 centímetros cúbicos, logo receberia o motor 1.600 com o qual seria exportado para vários países. Nos Estados Unidos, o TL Fastback foi bem recebido e chegou a ter versões com ar condicionado e câmbio automático.

A Volkswagen do Brasil utilizaria o projeto do Typ 3 como base para o seu sedan 1.600 quadrado de quatro portas produzido entre 1968 e 1971, que ficou conhecido pelos apelidos de “saboneteira” e “Zé do Caixão”. Em 1970, chegaria ao mercado o TL brasileiro, com design bem diferente, mas também no estilo fastback, muito em moda na época. O motor de dupla carburação era o mesmo, derivado do que equipava o Carocha, mas com ventoinha e radiador de óleo mais baixos, o que dava ao conjunto um perfil plano. Ganhou o apelido de “panqueca” ou “maleta” em alguns mercados.

Os desenhos do TL alemão e o do brasileiro dividem opiniões até hoje: há quem prefira as linhas mais arredondadas do modelo germânico e quem considere a versão desenvolvida no Brasil mais bonita. Questão de gosto. O certo é que, tanto em um quanto em outro modelo, o motor “plano” possibilita a existência de dois porta-malas – um na frente e o outro atrás.



Esta característica incomum serviu de mote para um divertido comercial de TV norte-americano. Nele, um jovem Dustin Hoffman discorre sobre as qualidades do carro, mostra o porta-malas dianteiro e o traseiro, mas parece confuso sobre a localização do motor. Um locutor em off diz então: “O seu concessionário Volkswagen vai lhe mostrar onde está o motor.” O Brasil viu uma versão parecida deste comercial, com o ator Rogério Cardoso no papel de Hoffman, por ocasião do lançamento da Variant.

Raro no Brasil, às vezes um exemplar do VW TL Fastback alemão aparece em algum encontro de veículos antigos e atrai a curiosidade do público. Como este das fotos, que pertence ao casal Ângelo e Fabiani Vaccaro. Modelo 1968, cor Cinza Chinchila, com interior em Vermelho Gala, o exemplar ainda possui motor, caixa de câmbio e suspensão originais. Está equipado com travões a disco na dianteira, jantes de fábrica aro 15, iguais às dos Carocha alemão e mexicano, pneus radiais, e com um rádio Blaupunkt original. O automóvel já passou por um restauro nos padrões de fábrica e se encontra em excelentes condições estéticas e funcionais. É, sem dúvida, um dos mais charmosos Volkswagen dos anos 1960, quiçá de sempre.

01
02
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
previous arrow
next arrow
01
02
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
previous arrow
next arrow


Fotografias: Eduardo Scaravaglione


Irineu Guarnier Filho é brasileiro, jornalista especializado em agronegócios e vinhos, e um entusiasta do mundo automóvel. Trabalhou 16 anos num canal de televisão filiado à Rede Globo. Actualmente colabora com algumas publicações brasileiras, como a Plant Project e a Vinho Magazine. Como antigomobilista já escreveu sobre automóveis clássicos para blogues e revistas brasileiras, restaurou e coleccionou automóveis antigos.


TAGS: Irineu Guarnier Volkswagen


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment