Mercado • 20 Out 2020
Mercado • 22 Ago 2022
Volkswagen Caravelle que pertenceu a Stephen Hawking vai a leilão
Stephen Hawking dispensa apresentações, devido a todo o contributo que deu ao mundo da ciência. Este físico e cosmólogo britânico foi professor lucasiano emérito da Universidade de Cambridge e director de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica. Em 1963 foi diagnosticado com uma forma de início precoce da doença neuronal motora, que o foi paralisando ao longo dos tempos. Viria a falecer a 14 de Março de 2018, vitima da doença que o perseguiu durante mais de 50 anos.
Para o seu transporte, visto estar “preso” a uma cadeira de rodas, era necessário um veículo de dimensões generosas, daí que Hawking aptou por adquirir esta Volkswagen Caravelle nova em 1988, no mesmo ano em que lançou o seu livro Breve História do Tempo, utilizando-a por mais de uma década, sendo bastante conhecida pelas ruas de Cambridge.
Esta Volkswagen Caravelle pertence à terceira geração da icónica Transporter, lançada em Maio de 1979 e originalmente equipada com motores refrigerados a ar, mas estes foram sendo substituídos por motores de arrefecimento líquido, no entanto, mantinha a sua localização traseira a dar potência às rodas traseiras. Esta Caravelle de Hawking está equipada com o raro motor de quatro cilindros em linha e 2,1 litros de cilindrada, que desenvolve 112cv, acoplado a uma caixa automática.
Como necessitava de condições especiais, esta Caravelle foi também equipada com um suporte no centro da viatura, onde era acomodada a cadeira de rodas de Hawking. Esta foi também o veículo utilizado no seu casamento e na noite de núpcias com Elaine Mason em 1995. Hawking só iria trocar a Caravelle pois necessitou de uma nova cadeira de rodas, da qual esta carrinha não estava preparada para receber, mas foi mantida na família de Hawking.
Agora, irá a leilão, no próximo dia 27 de Agosto, num evento levado a cabo pela Silverstone Auctions, sem valor mínimo de reserva e sem haver ainda um valor previsto de venda.