Competição • 18 Jul 2022
Rover SD1 da TWR, a réplica do exemplar perdido na corrida de Silverstone de 1984
Em Junho de 1991 a Volvo lançou o substituto do icónico Volvo 240, o 850, desenhado por Jan Wilsgaard. Este modelo marcou a introdução de inúmeras novidades para a marca sueca, como o motor de cinco cilindros transversal a enviar a potência para as rodas da frente.
Em 1993 seria lançada a versão Kombi, seria nesta carroçaria que a primeira versão de competição do 850 iria nascer. Inicialmente, a parceria para a preparação do 850 para competição recaiu nos suecos da Steffansson Automotive. Segundo consta, quando foram à Volvo procurar uma carroçaria para iniciar o projecto, descobriram que só existiam carrinhas e, de modo a não atrasar o processo, iniciaram o desenvolvimento do automóvel de competição neste tipo de carroçaria, algo que agradou bastante os dirigentes da marca sueca, que viram uma grande oportunidade de marketing.
Durante o desenvolvimento em túnel de vento, descobriram que a carroçaria da carrinha era mais aerodinâmica que a da Berlina. A Steffansson Automotive desenvolveu o primeiro protótipo da 850 Kombi para competição, pintada de vermelho, mas a Volvo procurava uma equipa com mais experiência na área.
Competição • 18 Jul 2022
Rover SD1 da TWR, a réplica do exemplar perdido na corrida de Silverstone de 1984
Competição • 29 Set 2019
Competição • 09 Mar 2021
Quando o Mazda RX-7 entrou no campeonato britânico de automóveis de turismo
Deixe um comentário