Formula Vee está de volta à Rampa Histórica Michelin

Eventos 12 Ago 2022

Formula Vee está de volta à Rampa Histórica Michelin

A edição de 2022 da Rampa Histórica Michelin, prova integrada no Caramulo Motorfestival e que decorre nos dias 3 e 4 de Setembro, irá contar mais uma vez com uma categoria para os Formula Vee.

A Fórmula Vee surgiu nos Estados Unidos durante a década de 60 e trata-se de uma competição de monolugares com base no chassis do popular Volkswagen Carocha. Niki Lauda, Emerson Fittipladi, Nelson Piquet e Keke Rosberg, todos eles Campeões do Mundo de Fórmula 1, correram na Fórmula Vee no início das suas carreiras.

Em Portugal a Fórmula Vee surgiu em 1966 e tal como noutros países rapidamente gerou um grande entusiasmo junto dos pilotos que tinham pela primeira vez a possibilidade de disputar uma competição de monolugares no nosso país. Nomes como Joaquim Filipe Nogueira, António Barros, Heitor de Morais, Jorge Passanha, Luís Fernandes, Rui “Cavagnac” ou Mané Nogueira Pinto foram os percursores de uma nova era nos circuitos nacionais. No ano de estreia da modalidade no nosso país foram quatro as provas disputadas, todas elas sem constituírem um campeonato organizado.



Em 1966 todo o plantel do pelotão da Fórmula Vee em Portugal era composto por chassis Palma, construídos pela Palma & Morgado com inspiração nos PECO, um Fórmula Vee de origem sul-africana. Julga-se que terão sido construídos inicialmente onze automóveis destes, sobre a supervisão do incontornável Manuel Palma, que tinha criado recentemente o Team Palma.

A Rampa Histórica Michelin volta a contar, entre outros, com a presença do chassis número #11 produzido pelo Team Palma, ao volante estará José Carvalhosa, da conhecida garagem João Gomes, que tem promovido a recuperação e restauro de Fórmulas Vee.

O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal e conta com o apoio da Aston Martin, Maserati, Castrol, Alfa Romeo, Fiat, Jeep, Abarth, Kia, Toyota, Hyundai, Sagres 0.0%, Cauny, Hot Wheels, Carglass, Martin Miller’s, Michelin, Prio, Strong Charon, Cartrack, Murganheira, Speedflag, Fidelidade, Ascendum, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e banco BPI | Fundação la Caixa.


TAGS: Caramulo Motorfestival Formula Vee Rampa Histórica Michelin


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment