Mercado • 03 Dez 2021
Modernos • 06 Jul 2022
Caterham CSR GT, uma interpretação moderna elaborada por um designer de Fórmula 1
A Caterham Cars foi fundada em 1973 com um único objectivo, manter o legado do Lotus 7 vivo, adquirindo os direitos do desenho do mesmo, algo que continua até aos dias de hoje. Os modelos partiram da base da terceira série do Lotus 7 desenhado por Colin Chapman, que continua a ser um modelo de enorme sucesso para quem procura um automóvel puro.
De entre os vários modelos oferecidos pela Caterham, temos o CSR 200, equipado com o motor de quatro cilindros em linha, com 2,3 litros de cilindrada de origem Ford, mas alterado pela Cosworth, com 200cv, que envia a potência para as rodas traseiras, através de uma caixa manual de seis velocidades.
Este modelo foi lançado em 2005 e marcou uma grande revolução do design original do Lotus 7, em quase 50 anos de existência, com vários melhoramentos efectuados desde motor, suspensão, travões e o próprio chassis, mantendo o baixo peso, de apenas 575 quilos, ou 700 quilos em condições de funcionamento.
Com base no Caterham CSR 200, um antigo designer da Sauber F1 Team decidiu construir um automóvel único, transformando-o na sua visão do que seria um Lotus 7 do Século XXI, com uma grande alteração, pois passa a ser um automóvel coupé, ou seja, com tejadilho. Para além do design, o chassis e mecânica permaneceram inalterados. O projecto terminou em 2013, sendo o automóvel construído pela Helvetic Motor Company, com uma carroçaria produzida em fibra de vidro CFRP e fibra de carbono.
No passado dia 8 de Junho, este Caterham CSR GT único, pintado na cor Glacier Blue e com apenas 8.365 quilómetros percorridos foi vendido num leilão, através do The Market by Bonhams, por 20.251 euros.
Deixe um comentário