UMM: Um símbolo português que celebra hoje 45 anos

Clássicos 04 Jul 2022

UMM: Um símbolo português que celebra hoje 45 anos

Portugal é um país de descobridores, inventores e sonhadores. Não só descobrimos e inventamos como criámos automóveis, como é o caso do Alba, do MG Canelas, do Edfor entre muitos outros. Mas um dos mais notórios e conhecidos é o UMM (União Metalo-Mecânica).

A evolução do UMM nos últimos 45 anos é, certamente, notória, desde o primordial UMM Cournil de “porta curta” Entrepreneur até ao Alter II turb.

Para aqueles que nasceram ou cresceram na década de 80 este todo-o-terreno, de certeza que está associado a memórias queridas de infância ou de adolescência.



Este clássico foi elaborado, originalmente, para ser um tractor agrícula mas desde então já esteve ao serviço de forças policiais, militares e bombeiros e compõe, orgulhosamente, a colecção de muito proprietários privados.

Mas este modelo também tem história no mundo da competição e já participou no rally Paris-Dakar em várias edições da década de 80, onde iniciaram e finalizaram todos os cinco UMMs que nela participaram com excelentes histórias pelo percurso.

No início deste ano o Jornal dos Clássicos, de maneira a celebrar este ícone, lançou dentro da sua série Automóveis Portugueses, um episódio dedicado ao UMM, que pode ser visto a baixo.


TAGS: Automóveis Portugueses UMM


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment