Prodrive P25, o restomod inspirado no icónico Subaru Impreza 22B

Modernos 03 Jul 2022

Prodrive P25, o restomod inspirado no icónico Subaru Impreza 22B

Lançado em 1992, o Subaru Impreza ficaria para sempre ligado aos ralis, principalmente nas suas versões mais desportivas com a icónica cor azul e jantes douradas. Em 1998 é lançada a versão mais musculada da primeira geração do Impreza, o 22B STi, com base no Impreza Coupé WRX, produzido apenas de Março a Agosto desse ano e vendido exclusivamente no Japão.

O Impreza 22B STi comemorava dois acontecimentos numa só versão, os 40 anos da Subaru, assim como o terceiro título consecutivo da marca no WRC. Limitada a 400 unidades, estas foram vendidas em pouco mais de 48 horas. Além destas, foram ainda produzidas mais 21 unidades destinadas à exportação, 16 foram entregues no Reino Unido, cinco na Austrália, além destas unidades ainda foram produzidos mais três protótipos. Dos 16 exemplares destinados ao Reino Unido, estes foram modificados pela Prodrive, com uma caixa de velocidades mais longa e luzes que cumpriam as normas do país.

O que distingue esta versão dos demais Impreza WRX STI é a sua cor azul única, assim como os alargamentos da carroçaria, inspirado pelo desenho de Peter Stevens do Impreza WRC, sendo por isso mais largo 80mm. O capot, para-choques e o aileron traseiro ajustável também são únicos. O motor que equipa o Impreza 22B é o EJ22G, de quatro cilindros boxer e 2,2 litros de cilindrada, que produz “oficialmente” 280cv às 6.000rpm e 363Nm de binário às 3.200rpm.



Agora, a Prodrive decidiu aproveitar o facto da popularidade dos restomods estar em alta, para produzir um inspirado no Impreza 22B. Designado de Prodrive P25, de forma a comemorar os 25 anos de competição do Impreza WRC, que em 1997 substituiu o Impreza de Grupo A. O restmood foi apresentado fim-de-semana passado aquando o Goodwood Festival of Speed. A Prodrive não quis modificar os raros Impreza 22B originais, sendo que, para a base deste restomod utilizou os Impreza WRX Coupé.

A carroçaria utiliza vários componentes em fibra de carbono, como as portas, capo, tampa da bagageira, para-choques, tejadilho e guarda-lamas, assim como no interior, principalmente nas quartelas das portas e nas backets, para o peso se fixar nos 1200 quilos. O próprio chassis recebeu vários reforços estruturais, tal como os automóveis de rali. Peter Stevens que foi o designer que esteve a cargo do projecto inicial do Impreza WRC também esteve envolvido no processo de concepção do Prodrive P25.

No interior, além do já mencionado carbono, o P25 conta também com outras alterações, como um painel de instrumentos inspirado nos do WRC, assim como os parâmetros de leitura. O Prodrive P25 continua a poder sentar quatro pessoas, pois os bancos traseiros foram mantidos, com excepção feita caso seja pedido a rollcage parcial.

Debaixo do capot está o motor utilizado no actual Subaru WRX, de 2,5 litros de cilindrada com algumas alterações elaboradas pela Prodrive, como pistões, bielas e uma nova cabeça com variador de fase, para a abertura e fecho das válvulas. O turbo foi substituído por um da Garrett, juntamente com um novo Intercooler. Os gases são expulsos através de um escape da Akrapovic, produzido em titânio e inox. Assim o motor passa a debitar mais de 406cv e 600Nm de binário, chegando aos 100km/h em 3,5 segundos.

A caixa de velocidades manual foi substituída por uma sequencial de seis velocidades, extraída directamente da competição, com carretos direitos e passagens de velocidade em 80 milissegundos, através da patilha no volante. Conta ainda com launch control que passa automaticamente da primeira para a segunda velocidade, diferenciais autoblocantes na frente e traseira e um diferencial central activo. Está também equipado com travão de mão hidráulico, que quando accionado, desliga a potência para o diferencial traseiro para as rodas poderem bloquear sem haver danos.

A suspensão Bilstein foi alterada para o P25 ser o mais estável possível, sendo ela ajustável. A travagem também foi melhorada, com discos de 380mm na frente e 350mm na traseira da AP Racing. Para colmatar o exterior estão umas jantes Prodrive de 19”.

A Prodrive apenas irá produzir 25 unidades destes P25, com um preço a rondar os 530 mil euros sem impostos, no entanto, já estão todas vendidas. As entregas das primeiras unidades estão agendadas para acontecer antes do final do ano.

prodrive-p25-side-view
prodrive-p25-front-view
prodrive-p25-rear-view
prodrive-p25-live-photos-goodwood (1)
prodrive-p25-live-photos-goodwood (2)
prodrive-p25-live-photos-goodwood (3)
prodrive-p25-live-photos-goodwood
previous arrow
next arrow
prodrive-p25-side-view
prodrive-p25-front-view
prodrive-p25-rear-view
prodrive-p25-live-photos-goodwood (1)
prodrive-p25-live-photos-goodwood (2)
prodrive-p25-live-photos-goodwood (3)
prodrive-p25-live-photos-goodwood
previous arrow
next arrow

TAGS: Prodrive Prodrive P25 Subaru Impreza


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment