Clássicos • 26 Jul 2017

Clássicos • 20 Jun 2022
Os anúncios da Cadillac que exaltam glamour e elegância
“The power of a Cadillac never diminishes”. Esta afirmação era usada na publicidade da Cadillac no ano de 1905, poucos anos depois da empresa ser fundada, e mostra como a lendária marca americana conseguiu solidificar a sua identidade. Salvo algumas excepções nos anos 90, a marca conseguiu manter o seu estatuto durante o século XX e a sua publicidade permaneceu surpreendentemente consistente no que toca ao que dar ênfase nos automóveis e os estilos de vida a que estes levavam, que de cero levou à mítica natureza deste ícone americano.
Os automóveis que pensamos quando ouvimos “Cadillac” são bastante longos e caros, silhuetas arredondadas, características associadas a conforto, segurança e qualidade, mas estes não eram os aspectos mais atrativos destes automóveis.
Depois da guerra, e especialmente nos anos 60 e 70, os automóveis da Cadillac eram comercializados como símbolos de elegância, principalmente no caso do famoso modelo Eldorado. A demonstração da sua “beleza e luxo” foram aumentadas pela associação com os aspectos mais finos da vida, conduzir um Cadillac era ser apreciado pela alta sociedade. Todos os elementos utilizados na publicidade da Cadillac retratam este universo material composto apenas pelo pico da sociedade e os seus bens mais valiosos: joias, vestidos com os materiais mais requintados e rendados extravagantes e estes detalhes elevavam o valor do automóvel até um luxo supremo, esse era o plano de marketing.
Claro que a ênfase na estética do automóvel foi complementada com a inovação tecnológica que trazia ao condutor a sensação de satisfação. Inovações neste campo referem-se aos motores “refinados” que “fazem o automóvel andar de forma tão silenciosa”, aos sistemas de ar-condicionado, sistemas de alarme e outros métodos de segurança. A grande variedade de escolha a nível de interiores e cores também foi um factor chave para mostrar como a Cadillac era uma marca adaptável e personalizável.
De facto, todas as publicidades da Cadillac eram feitas um pouco como uma cena de Hollywood e o luxo e a teatralidade eram a componente principal dos seus anúncios ao longo das décadas.
TAGS: Cadillac
PARTILHAR:
Deixe um comentário