Caramulo Motorfestival regressa em Setembro recheado de novidades

Eventos 20 Jun 2022

Caramulo Motorfestival regressa em Setembro recheado de novidades

A XVII edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, regressa à serra do Caramulo nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, com mais de 1.100 automóveis, motos e aviões.

Rampa Histórica Michelin

Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será a Rampa Histórica Michelin, prova direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, com a parte desportiva a cargo da Associação Académica de Coimbra – Secção de Desportos Motorizados.


Na categoria de Chronomasters a organização continua a apostar nos automóveis pré-guerra e nos Formula V, já na categoria Speedmasters a aposta irá para os automóveis de Turismo que fizeram história nos circuitos nacionais e internacionais.


Pilotos convidados

Como é hábito, o evento vai também contar com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontra-se a dupla Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, ao volante do Mitsubishi Lancer Evo 3, com o qual escreveram um dos capítulos mais importantes da história do automobilismo português ao vencer o Campeonato do Mundo de Ralis de Grupo N em 1995.

Juntam-se, ainda, Rui Ramalho, que venceu duas vezes o Campeonato de Portugal de Montanha, e é o detentor do recorde do traçado da Rampa do Caramulo, 1:14s67, estabelecido ao volante do Osella PA2000 Evo 2 em 2017, Pedro Salvador, foi por várias vezes Campeão Nacional de Montanha e o piloto mais rápido da Rampa do Caramulo e Veloso Amaral, detentor de uma longa carreira desportiva, contando com cerca de 400 provas realizadas.

Em breve será anunciado o nome do grande piloto que marcará, pela primeira vez, presença, no Caramulo Motorfestival de 2022.

As nossas causas

A Race for Good, o movimento criado por André Villas-Boas que utiliza o desporto como veículo de divulgação e promoção do apoio a causas de cariz social e humanitário, irá juntar-se mais uma vez ao Caramulo Motorfestival.

O projecto The Good Drive propõe ligar os proprietários de automóveis clássicos com organizações de carácter social, e assim possibilitar uma experiência única de passear numa cápsula do tempo, criando um momento histórico e de sociabilização com quem mais precisa. Para tal organizam passeios com visitas aos melhores eventos de automóveis clássicos de Portugal. Na edição de 2021 do Caramulo Motorfestival 30 crianças tiveram a oportunidade única de subir a Rampa do Caramulo em desfile, num automóvel clássico.

Novidades para 2022

Na edição de 2022, o Caramulo Motorfestival tem como objectivo ser um evento sustentável, para tal serão levadas a cabo iniciativas Carbon Zero que contribuirão para a neutralização das emissões de carbono.

A Bikersville, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das duas rodas, verá a sua área aumentada, podendo assim receber ainda mais marcas e clubes de motos, concentrações de motos de competição, antigas, cinquentas, Vespas e Café Racers, entre outras. O espaço continuará a reunir ainda empresas de customização e comercialização de acessórios e artigos alusivos aos veículos de duas rodas e um bar ligado à Martin Miller’s.


À semelhança do espaço dedicado à duas rodas, o espaço reservado para a Feira de Automobilia também será maior, nela os visitantes do evento podem comprar todo o tipo de peças de automobilia, designadamente peças de automóveis, miniaturas, livros ou cartazes antigos até objectos de moda, decoração e lifestyle.

Outra das novidades de 2022 é a introdução Caramulo Experience Center no programa do Caramulo Motorfestival, um novo pólo museológico dedicado à paixão motorizada, que alberga uma oficina de restauro e manutenção de automóveis clássicos, as reservas da colecção do Museu do Caramulo, uma área de exposições, um centro de documentação, uma loja de produtos para clássicos, entre outros. Tudo isto envolto num ambiente único, decorado por centenas de peças originais e históricas relacionadas com o mundo dos motores e das corridas. Na noite de Sábado, dia 3 de Setembro, será possível fazer visitar o Caramulo Experience Center e festejar neste espaço mais uma edição do maior festival motorizado em Portugal.

A edição de 2022 será também marcada pelo “Regresso dos Supercarros”, uma exposição temporária dedicada aos super e hypercars que estará em exibição no Museu do Caramulo e que contará com um alinhamento de luxo constituído por raros modelos.

Programa para toda a família

O evento é gratuito e a organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas chill out com música durante todo o evento.

A Motorlândia Fun Park, um autêntico parque de diversões que, dentro do pavilhão desportivo, contará com a Pista Júnior Prio, uma pista de karts eléctricos, um Gaming Center com jogos e simuladores entre outras atracções, como por exemplo uma pista de Slot Cars.

Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de demonstração ou acrobático.


O Caramulo Motorfestival vai contar com o clássico Drift Showby Hot Wheels Rampa Histórica Michelin, com muita borracha queimada, e com o Trial Show, que dá aos visitantes a oportunidade de assistirem a demonstrações em moto e bicicleta realizadas por pilotos profissionais.

O Museu do Caramulo é também uma das atracções do Caramulo Motorfestival, com as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos. Além das colecções, o museu vai ainda apresentar um conjunto de exposições temporárias, como o já referido “Regresso dos Supercarros”.

Encontros, passeios e concentrações

Característicos do Caramulo Motorfestival, regressam ainda os passeios e ralis de automóveis, como o Rally Histórico Luso-Caramulo, que fez parte da fundação do festival e que está agora de volta após um interregno de vários anos. Para celebrar os 75 anos da Ferrari, o Caramulo Motorfestival irá receber um passeio exclusivamente dedicado aos modelos da casa de Maranello.


Como já é tradição, o Caramulo Motorfestival recebe uma concentração de veículos militares alemães, ingleses e norte-americanos da Segunda Guerra Mundial.

As duas rodas também estarão representadas em peso no Encontro das Cinquenta e ainda na concentração Vespa Caramulo.

Marcas juntam-se à festa

O Caramulo Motorfestival tem-se assumido, cada vez mais, como um festival de marcas, onde estas participam de forma activa e se relacionam directamente com o público, ocupando um papel essencial na construção do próprio evento.

Em 2022, o Caramulo Motorfestival passará a contar com novas marcas presentes como sejam a Kia, a Carglass,a Hot Wheels,a Cartrack oua Toyota. Como patrocinadores associam-se ao evento a e a Kia. Estas marcas juntam-se as já residentes Aston Martin, Maserati, Castrol, Alfa Romeo, Fiat, Jeep, Abarth, Sagres 0.0%, Cauny, Martin Miller’s, Michelin, Prio, Strong Charon, Murganheira, Speedflag, Fidelidade, Ascendum, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e banco BPI | Fundação la Caixa.


TAGS: Caramulo Motorfestival Museu do Caramulo


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment