Competição • 26 Jun 2020
O Toyota Corolla TE27 com uma longa história nas competições do SCCA
Quando se pensa numa pickup, a última coisa que vem à cabeça é utiliza-la em provas de velocidade, pelo menos para nós europeus, pois nos EUA e na Austrália existem alguns campeonatos reservados a apenas este tipo de veículos. Um desses campeonatos era o RaceTruck Challenge organizado pela SCCA, que existiu de 1987 a 1991, onde eram utilizadas pickup com especificações de fábrica, por vários circuitos dos Estados Unidos da América.
Uma das pickup utilizadas na competição foram as Jeep Comanche, que eram as versão pickup do Jeep Cherokee, produzida de 1986 a 1992, com tracção traseira ou integral e dois comprimentos de caixa. Os motores disponíveis iam desde os quatro cilindros da AMC de 2,5 litros de cilindrada, com 117, 121 ou 130cv, o V6 LR2 da GM de 2,8 litros de cilindrada com 115cv, ou os seis cilindros em linha da AMC, de 4,0 litros de cilindrada com 173, 177 ou 190cv. Existia ainda um motor turbo-diesel de origem Renault, de quatro cilindros em linha e 2,1 litros de cilindrada, com 85cv.
Em 1988 o RaceTruck Challenge foi ganho por Tommy Archer, que venceu quatro das onze provas da época, na Jeep Comanche presente no artigo. Esta pickup foi construída pela Jeep Motorsports, com a ajuda dos irmãos Tommy e Bobby Archer, especificamente para o campeonato. As alterações incluíram baixar a distância ao solo com uma nova suspensão, substituir o vidro traseiro por acrílico, adicionar um para-choques traseiro tubular e a adopção de jantes de liga leve de 15”. Foi instalado um depósito de combustível ATL na caixa de carga, para uma maior segurança. No interior foi adicionada uma rollbar, um extintor, uma rede de segurança do lado do condutor, uma baquet e cintos de cinco pontos também em nome da segurança.
TAGS: Bring a Trailer Jeep Comanche SCCA Tommy Archer
PARTILHAR:
Deixe um comentário