Clássicos 07 Jun 2022

A estreia de um E-Type Roadster Série 1 de 1965 no desfile do Jubileu da Rainha

A Jaguar Classic apresentou um Jaguar E-Type muito especial no desfile do Jubileu de Platina da Rainha celebrado a 5 de Junho de 2022. A sua restauração exclusiva incluiu uma gama abrangente de melhorias realizadas pelos técnicos especializados da Classic Works com a cor exterior num azul metalizado inspirado na bandeira do Reino Unido.

Este E-Type único participou no desfile do Jubileu da Rainha em conjunto com outros 14 modelos emblemáticos da Jaguar, nos quais se incluíram vários modelos Jaguar E-Type com relevância histórica, um bólide integralmente elétrico I-PACE do campeonato TROPHY e sete descapotáveis da Jaguar onde viajavam damas célebres do império britânico. O cliente, muito contente por participar no desfile, teve como copiloto o bailarino, modelo e designer de moda americano Eric Underwood.

A Jaguar Classic produz os seus veículos E-Type de forma artesanal a partir de modelos Série 1 restaurados em conformidade com as suas especificações originais. Este exemplo vai um passo à frente, dado que incorpora uma gama completa de elementos de personalização disponíveis nas instalações vanguardistas de Coventry.



A encomenda deste E-Type exclusivo foi realizada por um cliente com vários requisitos especiais. Queria um Roadster produzido no ano em que nasceu e uma série de acabamentos personalizados. A equipa da Jaguar Classic pôs mãos à obra e encontrou um E-Type Série 1 que tinha sido produzido apenas dois dias antes da data de nascimento do cliente.

Durante os 12 meses seguintes, o veículo foi integralmente transformado. A equipa começou pela carroçaria. A sua cor intensa em azul metalizado foi inspirada na bandeira do Reino Unido e é uma combinação única obtida na oficina de pintura após várias consultas e testes ao longo de vários meses para conseguir o tom perfeito.

O design interior personalizado, realçado pelo atraente revestimento em couro num tom vermelho que evoca a cor dos emblemáticos marcos de correio britânicos, foi criado manualmente recorrendo a métodos tradicionais na oficina de acabamentos da Jaguar Classic Works.

Stephen Hollis, Bespoke Lead Engineer, Jaguar Classic, declarou: “É muito gratificante poder criar precisamente o E-Type com que um cliente sonhou. O resultado é um modelo totalmente único que demonstra a abrangência de capacidades da equipa Jaguar Classic. A paleta de cores é inspirada na bandeira do Reino Unido, pelo que não me ocorre um momento mais apropriado para a sua primeira apresentação pública que o desfile do Jubileu de Platina da Rainha. Estou muito entusiasmado por o ver desfilar no The Mall”.

Quando terminou a carroçaria e a pintura, a equipa de técnicos passou à reparação dos elementos mecânicos e incluiu melhorias variadas. O motor original 4.2 litros e de seis cilindros em linha foi substituído por um motor 4.7 litros de maior cilindrada que disponibiliza uma performance superior. Foi optimizado para condução em estrada e encontra-se acoplado a uma caixa de cinco velocidades especialmente desenvolvida pela Jaguar Classic para disponibilizar uma experiência de condução mais suave, silenciosa e requintada.

A suspensão foi melhorada para garantir que o chassis tira o máximo partido da performance disponibilizada pelo motor, enquanto as rodas com pneus mais largos e os travões reforçados aumentam a tração e a confiança. O sistema de escape desportivo garante que a sonoridade do E-Type está à altura do seu caráter dinâmico.

Incorpora as tecnologias mais recentes, como a conectividade do século XXI que disponibiliza o sistema de informação e entretenimento Classic, com controlos no ecrã táctil, navegação por satélite e Bluetooth num dispositivo que parece da época, pelo que não destoa do resto do veículo. As suas luzes exteriores potentes em LED disponibilizam uma iluminação que cumpre as normas modernas para aumentar a confiança ao volante na condução noturna.

O veículo é completado com uma série de detalhes personalizados únicos, como a placa do tablier e a matrícula. Em complemento, este exclusivo E-Type azul incorpora elementos inspirados na coleção limitada E-Type 60.

O novo proprietário afirmou, “Queria um E-Type clássico que pudesse utilizar no dia-a-dia e que fosse confortável em viagens longas, mas sem perder a essência do original. O resultado deixou-me sem palavras. Ao entrar nas instalações da Jaguar Classic Works sentimos a história e o conhecimento. Mesmo depois de várias visitas, ainda ficava emocionado sempre que estava no edifício. Tenho muito orgulho no veículo criado pela equipa e sinto-me privilegiado por fazer parte da sua história”.

Apesar de quase todo o projecto ter sido realizado à medida, alguns elementos estão disponíveis para qualquer proprietário de um veículo E-Type. Por exemplo, a caixa de cinco velocidades especialmente desenvolvida pela equipa da Jaguar Classic e o sistema de informação e entretenimento Classic.

A caixa de cinco velocidades foi inicialmente apresentada na coleção E-Type 60 e pode ser adquirida no departamento específico de peças da Jaguar Classic. Além de aumentar a funcionalidade e o conforto do E-Type, não é necessário realizar cortes no veículo para a instalar, pelo que não compromete a sua integridade.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube