Mercado • 29 Nov 2019
Aston Martin DB4 GT Lightweight vai a leilão por 3,5 milhões de euros
O Aston Martin Virage foi lançado em Outubro de 1988 para substituir os Aston Martin V8, esta primeira geração manteve-se em produção até 2000, com 1050 exemplares construídos. O design é muito mais subtil e elegante do que o anterior V8, elaborado por Ken Greenley e John Heffernan, com a carroçaria construída em alumínio assente no chassis do Aston Martin Lagonda. Para poupar custos, várias peças foram extraídas de outros automóveis, sendo o mais notório os faróis do Audi 200 e os farolins do Volkswagen Scirocco.
Para locomover o Virage, a Aston Martin equipou-o com um motor V8, de 32 válvulas e 5,3 litros de cilindrada, desenvolvendo 335cv e 494Nm de binário, equipado com cabeças do motor desenhadas pela Callaway Engineering e injecção de gasolina Weber-Marelli. Em 1996, a potência do motor foi aumentada para os 355cv. Acoplado ao motor estava uma caixa automática de três velocidades Chrysler TorqueFlite, que foi a mais requisitada, estando também disponível uma manual de cinco velocidades da ZF. A partir de 1993 a caixa automática ganhou uma velocidade e, no final de produção, o Virage também poderia vir equipado com uma caixa manual de seis velocidades, extraída do Virage Vantage.
No Salão de Genebra de 1992, a Aston Martin apresentou a Virage Shooting Brake e, pela primeira vez na história, esta era produzida pela própria marca, no departamento Works Service. No total, pensa-se que terão sido construídas seis exemplares, seguindo os números de chassis do Virage tradicional, com a excepção dos dois primeiros protótipos, que têm os números chassis DP2099/1 e DP2099/2, sendo estes construídos de raiz como Shooting Brake e não conversões de Virage já existentes, como os restantes. Nesta versão, os farolins traseiros eram substituídos pelos da Renault 21 Nevada e além do maior espaço a bordo e da carroçaria alterada, mais nenhuma alteração foi efectuada.
TAGS: Aston Martin Virage Bonhams Callaway
PARTILHAR:
Deixe um comentário