Protótipo do Aston Martin Virage Shooting Brake leiloado por mais de 120 mil euros

Mercado 01 Jun 2022

Protótipo do Aston Martin Virage Shooting Brake leiloado por mais de 120 mil euros

O Aston Martin Virage foi lançado em Outubro de 1988 para substituir os Aston Martin V8, esta primeira geração manteve-se em produção até 2000, com 1050 exemplares construídos. O design é muito mais subtil e elegante do que o anterior V8, elaborado por Ken Greenley e John Heffernan, com a carroçaria construída em alumínio assente no chassis do Aston Martin Lagonda. Para poupar custos, várias peças foram extraídas de outros automóveis, sendo o mais notório os faróis do Audi 200 e os farolins do Volkswagen Scirocco.

Para locomover o Virage, a Aston Martin equipou-o com um motor V8, de 32 válvulas e 5,3 litros de cilindrada, desenvolvendo 335cv e 494Nm de binário, equipado com cabeças do motor desenhadas pela Callaway Engineering e injecção de gasolina Weber-Marelli. Em 1996, a potência do motor foi aumentada para os 355cv. Acoplado ao motor estava uma caixa automática de três velocidades Chrysler TorqueFlite, que foi a mais requisitada, estando também disponível uma manual de cinco velocidades da ZF. A partir de 1993 a caixa automática ganhou uma velocidade e, no final de produção, o Virage também poderia vir equipado com uma caixa manual de seis velocidades, extraída do Virage Vantage.

No Salão de Genebra de 1992, a Aston Martin apresentou a Virage Shooting Brake e, pela primeira vez na história, esta era produzida pela própria marca, no departamento Works Service. No total, pensa-se que terão sido construídas seis exemplares, seguindo os números de chassis do Virage tradicional, com a excepção dos dois primeiros protótipos, que têm os números chassis DP2099/1 e DP2099/2, sendo estes construídos de raiz como Shooting Brake e não conversões de Virage já existentes, como os restantes. Nesta versão, os farolins traseiros eram substituídos pelos da Renault 21 Nevada e além do maior espaço a bordo e da carroçaria alterada, mais nenhuma alteração foi efectuada.


O exemplar presente neste artigo foi o primeiro Virage Shooting Brake produzido, com o chassis número DP2099/1 e terá sido esta que esteve na apresentação no Salão de Genebra. Saiu de fábrica com caixa automática e na cor Aston Green, com o interior em Parchment. Após a compra pelo anterior proprietário, a Virage Shooting Brake foi para a Aston Martin Works Service, em Novembro de 2015, para melhoramentos, e onde o sistema de refrigeração foi alterado, foi instalado um sistema de navegação DVD da Alpine com uma caixa de seis CD’s e foi convertida para caixa manual.

No passado dia 13 de Maio foi levada a leilão, num evento no Mónaco organizado pela Bonhams, Les Grandes Marque à Monaco, sendo vendida por 126.500 euros.

viragesb0
image (6)
image
image (4)
image (1)
image (3)
image (2)
image (5)
viragesb1
image (7)
viragesb2
viragesb5
viragesb3
viragesb4
viragesb6
previous arrow
next arrow
viragesb0
image (6)
image
image (4)
image (1)
image (3)
image (2)
image (5)
viragesb1
image (7)
viragesb2
viragesb5
viragesb3
viragesb4
viragesb6
previous arrow
next arrow

TAGS: Aston Martin Virage Bonhams Callaway


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment