Série

LifeStyle 30 Mai 2022

Série “Colecções de Sonho” premiada pela Associação Portuguesa de Museologia

A série “Colecções de Sonho” produzida pelo Museu do Caramulo, em parceria com o Jornal dos Clássicos, foi galardoada com os prémios APOM 2022 atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia, na categoria “Filme”.

Numa cerimónia anual, que decorreu no passado dia 27 de Maio, a edição dos prémios APOM 2022 distinguiram algumas personalidades e entidades do sector da cultura, premiando exemplos de boas práticas em diversas áreas da museologia.

Ao Museu do Caramulo coube o primeiro prémio na categoria “Filme”, pela produção da série de televisão “Colecções de Sonho”, que ao longo de seis episódios revelou algumas das melhores colecções de automóveis e motos em Portugal, na sua maioria, desconhecidas do grande público.


Reveja abaixo os seis episódios da série “Colecções de Sonho”.

André Villas-Boas


André Villas-Boas, o conhecido treinador de futebol e também um assumido amante de motores e Ferrarista desde criança, abre-nos as portas da sua magnífica garagem, uma verdadeira “Man Cave” de sonho onde guarda os seus tesouros e memórias de infância.

José Duarte e o mundo da Honda


José Duarte coleccionava motos de várias marcas até que um dia, num stand, encontrou a Honda com que corria na sua infância. A partir desse momento, passou apenas a coleccionar Hondas, guardando hoje 260 exemplares da marca japonesa, uma colecção que rivaliza com o próprio museu da Honda no Japão.

Tiago Gomes e a Meigo Collection


Com apenas 27 anos de idade, Tiago Gomes é o fundador e curador da Meigo Collection, uma impressionante colecção focada em automóveis desportivos dos anos 70, 80 e 90, privilegiando a performance, história e cores fortes.

José Pereira e as mil e uma motos


José Pereira sempre foi um coleccionador, mas tudo acelerou quando chegou ao mundo das motos. Hoje, com centenas de exemplares, José Pereira tem provavelmente a maior colecção dedicada às duas rodas em Portugal, todas expostas no seu museu pessoal.

José Mira, uma vida dedicada aos clássicos


José Mira comprou o seu primeiro automóvel de colecção aos 18 anos e nunca mais parou a partir daí. Aos 77 anos, mantém-se um apaixonado pelos automóveis, pelas suas histórias e pelas recordações que guarda em cada um deles.

Frederico Valsassina, o “arquitecto” das motos antigas


Frederico Valsassina comprou a sua primeira moto, uma Norton 500, em segunda mão, aos 15 anos, e nunca mais parou desde então. Hoje, mais de 50 anos depois dessa compra, tem uma colecção absolutamente extraordinária, tanto de motos como de histórias.


TAGS: Colecções de Sonho Museu do Caramulo


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment