Alfa Romeo Clube de Portugal visitou nova exposição do Museu do Caramulo

Eventos 20 Mai 2022

Alfa Romeo Clube de Portugal visitou nova exposição do Museu do Caramulo

Por Rui Bettencourt

No passado dia 23 de Abril, deu-se início ao evento organizado pelos nossos parceiros do Museu do Caramulo, ao qual o Alfa Romeo Clube de Portugal se juntou de bom grado, tendo inclusivamente de adiar um evento que tinha programado para o Norte da Galiza, que por sinal teria sido na mesma adiado devido às previsões meteorológicas, há coincidências que têm uma razão de ser. 

Tratou-se de um programa de forte relevo e impacto para a comunidade dos proprietários de veículos, sobretudo coleccionadores de clássicos, a reinauguração do Museu do Caramulo, a Inauguração do novo museu, o Caramulo Experience Center (que abordaremos num próximo artigo) e que contou com a presença de Sua Excelência o Presidente da Republica, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa. 

Na manhã do dia 23 de Abril as viaturas do ARCP estacionaram na entrada do Museu, num alinhamento exclusivo dos clássicos do Clube, pois também estivemos presentes com modelos mais contemporâneos e modernos. Essa parte da manhã foi dedicada, em exclusivo, à inauguração da Exposição “The Colour of Motorsport” com visita guiada e apresentada pelo próprio artista gráfico Ricardo Santos. O Ricardo levou os visitantes ao longo de toda a exposição, maravilhando todos com detalhes desconhecidos relativos a cada obra e particularidades que só quem esteve presente irá poder guardar, foi excelente.


Ricardo Santos apresentou um trabalho feito nos últimos 20 anos com 70 obras de arte relacionadas com a competição automóvel nas vertentes desde a Fórmula 1 aos ralis, em ilustrações que fizeram capas de revistas internacionais de renome, e muitos dos trabalhos são, hoje em dia, considerados icónicos no mundo desportivo motorizado.

A paixão de Ricardo Santos iniciou-se muito cedo, quando jovem se deixou apaixonar pelos potentes automóveis do Grupo B de Ralis, e culminou com uma carreira feita e consolidada no estrangeiro longe da sua casa na Parede, que permitiu lançar esta fabulosa exposição de arte na qual inclui obras resultantes da colaboração entre outros, com marcas como a Pagani, Red Bull F1 ou a Top Gear. 

A acompanhar a exposição estavam presentes um Lancia 037 de 1982 e o Reynard 903 de 1990 que Michael Schumacher usou no Grande Prémio de Macau e no qual teve um memorável duelo com Mika Hakkinen  que pode ser revisitado no YouTube.

Finalmente os visitantes tiveram a oportunidade de adquirir livro desta exposição, com algumas das suas ilustrações de arte devidamente autografado pelo artista e designer gráfico, que gerou uma longa fila e alguma espera, mas que foi claramente compensada pelo honroso autografo e uma sempre simpática e troca de palavras entre os membros do Alfa Romeo Clube de Portugal e o autor.

20220423_111737
20220423_112630
IMG_9452
IMG_9460
IMG_9463
IMG_9469
IMG_9471
previous arrow
next arrow
20220423_111737
20220423_112630
IMG_9452
IMG_9460
IMG_9463
IMG_9469
IMG_9471
previous arrow
next arrow

TAGS: Alfa Romeo Clube de Portugal Caramulo Experience Center Museu do Caramulo The Colour of Motorsport


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment