Competição • 16 Mai 2022
Automóveis icónicos do Mundial de Ralis celebram os 50 anos da competição
A edição de 2022 do Vodafone Rally de Portugal vai ser o palco das comemorações das 50 edições do WRC e, em quatro troços (Coimbra, Lousada, Porto e Fafe), vai haver um desfile com algumas das melhores máquinas e pilotos de outros tempos. A começar pelo alemão Walter Röhrl, que regressa à estrada para guiar o Opel Ascona 400 com o qual se sagrou Campeão do Mundo, em 1982, mas também o saudoso e sempre impressionante Audi Sport Quatro de Grupo B.
Aos 75 anos, completados no passado dia 7 de Março, Walter Röhrl será a maior estrela de um grupo de 18 pilotos que vai marcar presença em quatro especiais do Vodafone Rally de Portugal 2022, com alguns dos mais emblemáticos modelos que fizeram a história dos 50 anos do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC).
O alemão, campeão do Mundo em 1980 e 1982, vai regressar ao volante do Opel Ascona 400 e do Audi Sport Quattro nas Super Especiais de Coimbra, Lousada e Porto. Já na classificativa de Fafe, a última do programa, o piloto alinhará “apenas” com o Audi com que disputou o Rally Monte Carlo, de 1985.
Como parte da celebração do 50º aniversário do Campeonato do Mundo FIA de Ralis, a ronda portuguesa do WRC vai ainda juntar na Exponor alguns dos campeões que fizeram, e ainda fazem, a história da competição.
Aos consagrados Sébastien Loeb (com um recorde de nove títulos mundiais e 80 vitórias) e Sébastien Ogier (oito títulos e 54 triunfos), ambos a competir esta semana na 55ª edição do Vodafone Rally de Portugal, juntam-se os duas vezes campeões mundiais Carlos Sainz, Miki Biasion, Marcus Grönholm e Walter Röhrl, além dos campeões Ari Vatanen, Ott Tänak e Petter Solberg.
Juntos, estes nove pilotos acumulam 28 títulos no campeonato lançado em 1973 e que, ao longo deste meio século, já visitou 35 países.
Os antigos co-pilotos Luis Moya, David Richards, Robert Reid, Christian Geistdörfer, Tiziano Siviero, Timo Rautianen, Derek Ringer e Martin Järveoja também estarão presentes num jantar de gala.
Michèle Mouton e Fabrizia Pons, a única dupla feminina a vencer um rally do WRC, estão igualmente presentes nas comemorações, tal como as antigas vencedoras da Taça FIA de Senhoras, Louise Aitken-Walker e Isolde Holderied, acompanhadas das respetivas navegadoras, Tina Thörner e Christine Driano.
Horário (a confirmar):
19 de Maio – (2,82 km) Super Especial Coimbra (18h00/18h35)
20 de Maio – (3,36 km) Super Especial Lousada (17h45/18h30)
21 de Maio – (3,30 km) Super Especial Porto (17h45/18h30)
TAGS: Vodafone Rally de Portugal WRC
PARTILHAR:
Deixe um comentário