A nova Famel E-XF revelada ao público pela primeira vez

Modernos 03 Mai 2022

A nova Famel E-XF revelada ao público pela primeira vez

É portuguesa, é eléctrica e é o revisitar de um clássico, a nova Famel E-XF será finalmente revelada de 5 a 8 de Maio na Expomoto, podendo os fãs reservar a sua a um valor especial durante a feira, na Exponor, em Matosinhos. Esta será a primeira vez que o modelo final, que será lançado em 2023, será mostrado ao público.

Corria o ano de 1975 e o rugido da recém-lançada Famel XF-17 espalhava-se por Portugal, daquela que mais do que uma motorizada, se tornaria um objecto de culto nas décadas seguintes. Foram-lhe dedicadas músicas, imagens e criados slogans, tornando-se um dos ícones do país no final do século XX, até ao encerramento da marca em 2002.

Relançada em 2017, a Famel tem vindo a desenvolver o novo modelo. “Foi um processo longo, porque queríamos garantir não só a qualidade do produto final, mas também a fidelidade ao modelo que encantou os fãs da marca, durante décadas. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, comenta Joel Sousa, (re)fundador da Famel.


A nova E-XF tem dois modelos, a Café Racer que dá para apenas um ocupante e a Clássica para dois ocupantes, podendo ambas vir em duas versões, equivalentes a cilindradas de 50cc e de 125cc, com preços estimados entre os 4.499 e os 5.899 euros. O modelo de 50cc tem uma autonomia estimada de 70km, podendo ir aos 120km com uma segunda bateria, ao passo que o de 125cc, com duas baterias, tem autonomia estimada de 120km.

Ambos os modelos, na sua versão 125, têm também a versão exclusiva e limitada de Embaixador, numerada de 1 a 300, com detalhes de design únicos e que serão as primeiras a ser entregues no primeiro trimestre de 2023, com a entrega das restantes a estimar-se para o segundo trimestre.

A versão Embaixador tem um valor total estimado de 5.499 euros e o valor de pré-encomenda de 600 euros, sendo que, as reservas realizadas na Expomoto terão um desconto de 10% no valor total da mota, com a reserva feita numa landing page própria disponibilizada no evento, que pode também ser consultada no site da Famel.

Acabamos o artigo com alguma curiosidades sobre a nova E-XF como custar menos de um euro a carregar a sua carga total e que demora, em média cinco horas, os modelos conseguem atingir os 100km/h.

Durante a Expomoto, de 5 a 8 de Maio, o stand da Famel vai se encontrar na no pavilhão 4, das 10 às 20 horas todos os dias.

TECNICO
Famel_E-XF_Caffe-racer-vermelho-preto
Famel_E-XF_Classic-Cinza-Castanho
Fames_E-XF_Cafe-racer-classic
previous arrow
next arrow
TECNICO
Famel_E-XF_Caffe-racer-vermelho-preto
Famel_E-XF_Classic-Cinza-Castanho
Fames_E-XF_Cafe-racer-classic
previous arrow
next arrow

TAGS: Expomoto Exponor Famel Famel E-XF


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment