Museu do Caramulo é o convidado na 19ª edição da Lisbon Art and Antiques Fair

Eventos 27 Abr 2022

Museu do Caramulo é o convidado na 19ª edição da Lisbon Art and Antiques Fair

O Museu do Caramulo é o convidado da 19ª edição da LAAF – Lisbon Art and Antiques Fair – que entre os dias 30 de Abril e 8 de Maio está de regresso à Cordoaria Nacional, em Lisboa. Promovida pela Associação Portuguesa dos Antiquários (APA), a LAAF é considerada a mais prestigiada Feira de Artes e Antiguidades de Portugal e uma referência pela diversidade e autenticidade de todas as peças apresentadas.

Entre antiquários, galerias de arte moderna e contemporânea, marcarão também presença expositores de joalharia e design. Nesta 19ª edição da LAAF estarão presentes 33 expositores, na sua maioria de nacionalidade portuguesa, mas também galerias internacionais.

A presença do Museu do Caramulo como entidade convidada é muito significativa para a direcção da APA. Segundo Carlos Bessa, Presidente da Associação Portuguesa dos Antiquários, “pretende-se dar visibilidade a espaços museológicos fora dos grandes centros. Para além disso, o Museu do Caramulo fez, nestes últimos anos, uma grande transformação e mantém, uma política de aquisições activa, que é muito relevante para o sector”.


O Museu do Caramulo vai estar presente com peças de três colecções: arte, automóveis e brinquedos antigos. Na secção de arte destaca-se uma mulher-garrafa, em faiança policromada (1948), de Pablo Picasso assim como o estudo para a “Grande Parada”, de Fernand Léger, data de 1954, além de outras peças de porcelana e arte luso-oriental. A representar as outras colecções do Museu do Caramulo estarão um Porsche 356B Super 90, de 1962, assim como uma selecção de brinquedos de lata antigos, réplicas centenárias de modelos automóveis icónicos.

Esta presença na LAAF é para o Salvador Patrício Gouveia, presidente da direcção do Museu do Caramulo, “Uma grande honra. Este convite da APA vai-nos permitir ir a Lisboa e estar próximo de coleccionadores e antiquários que são, aliás, os responsáveis pela riquíssima colecção do museu, que tem no seu acervo peças desde o Antigo Egipto à Arte Contemporânea. Além disso, o Museu do Caramulo acabou recentemente uma grande obra de reabilitação dos espaços da colecção de arte, com o intuito de relançar este acervo e por isso a feira da APA é o local perfeito para assinalarmos e promovermos esta renovação.”

Este ano voltam também as “Conversas sobre Arte” – entre os dias 2 e 6 de Maio – sempre ao final da tarde. Moderados pela Prof. Dra. Adelaide Ginga, estas conversas abordarão temas relacionados com o coleccionismo, as dinâmicas do mercado pós-covid, constrangimentos à actividade comercial das galerias, o papel da arte nas nossas vidas, a importância do design no quotidiano, etc.

Ao longo do evento serão ainda eleitos o Melhor Stand e a Melhor Peça da Feira, valorizando assim os expositores e destacando as melhores peças em exibição.

A coreografia da edição deste ano é da autoria de Jacques Bec e Artur Miranda, a dupla do atelier Oito Em Ponto.  

A LAAF conta com uma Comissão de Honra que reúne personalidades da vida política, económica e social portuguesas e decorre sob o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Turismo de Lisboa, e com parcerias com o Museu do Caramulo, que sendo o museu convidado para a edição de 2022 irá apresentar num espaço dedicado um conjunto de peças do seu acervo, nomeadamente uma importante colecção de pintura.  

A feira vai estar aberta todos os dias das 15 às 21 horas excepto na Terça-feira e no Sábado que se irá prolongar até às 23 horas.

Entradas
Bilhete individual – 12 euros
Bilhete Duplo – 20 euros


TAGS: Brinquedos Lisboa Lisbon Art and Antiques Fair Museu do Caramulo Porsche Porsche 356


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment