Clássicos 26 Abr 2022

O rival da Bugatti

Pierre Louis Adolphe Delage fundou a Delage Automobile Company em 1905. Filho de um relojoeiro francês, que aos 19 anos se formou em engenharia, rapidamente se destacou ao produzir automóveis leves, que estavam equipados com motores de um cilindro desenvolvidos por de Dion Bouton e Edouard Ballot.

Como muitos outros aspirantes Delage entrou nas corridas automóveis como forma de promover seus modelos e conquistou a sua primeira vitória no Coupé de Voiturettes de 1906, em Dieppe. Inúmeras outras vitórias, nomeadamente contra marcas como a Bugatti, fizeram com que esta marca ficasse na vanguarda da inovação tecnológica e que contribuíram, simultaneamente, para o aumento das vendas e para o aumento do tamanho da empresa.

Leslie Kendall, Historiador Chefe do museu “Petersen Automotive Museum”, discute o Delage D-8 Aerosport, um modelo que se encontra no cofre do museu. O comprimento do chassis do Delage D-8 deu aos construtores de carrocerias a liberdade de criar automóveis aerodinâmicos com capôs ao mesmo tempo elegantes e longos.



O Aerosport foi projectado por Letourneur et Marchand de Paris. O estilo tornou-se tão adorado que um Aerosport foi um dos dois Delages escolhidos para representar o governo francês na exposição automóvel na Feira Mundial de Nova York, de 1939.

O Delage presente no vídeo e que pertence ao “Petersen Automotive Museum foi encontrado num armazém na França no início dos anos 90. Este exemplar recebeu um restauro meticuloso e é pintado com as cores originais. Foi premiado com a Copa da França no Pebble Beach Concours d’Elegance, em 1999.


TAGS: Delage Petersen Automotive Museum


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment