Mercado • 21 Mai 2021
Está à venda um raro Callaway SledgeHammer TwinTurbo, o Corvette mais rápido da época
Houve uma época na história automóvel em que várias empresas se dedicaram a transformar automóveis desportivos em versões carrinha, para criar mais espaço para a bagagem, aumentando assim a praticidade do automóvel. Estas carrinhas são muitas vezes chamadas de “Shooting Brake”.
O Chevrolet Corvette, da terceira geração, foi um dos automóveis utilizados para estas transformações, pois assim conseguiam resolver um grande problema do modelo, a falta de uma bagageira. O Corvette C3 tinha apenas um local para guardar a bagagem que era um pequeno espaço atrás dos bancos.
Como o Corvette tem uma carroçaria construída em fibra de vidro, o processo é mais simples do que os automóveis tradicionais, fazendo com que várias empresas produzissem kits de conversão, para os seus proprietários os poderem transformar em casa.
Um dos primeiros kits disponíveis para conversão foi desenvolvido por Chuck Miller, que transformava por completo a secção traseira do Corvette C3, designado de Sportwagon. Este kit foi idealizado para um baterista de uma banda que pediu a Miller para construir uma “Shooting Brake” com base no Corvette C3, para assim poder transportar a bateria no seu automóvel. No entanto, este desenho também era pouco prático, pois a janela traseira não abria e toda a carga teria de entrar pelos bancos da frente. Não se sabe ao certo quantos kits foram produzidos, mas sabe-se que estes primeiros, construídos por Miller, são muito raros.
O exemplar presente neste artigo é de 1969 e está equipado com um dos raros kits originais de Chuck Miller e é ainda mais raro, pois pertence aos primeiros kits produzidos sem janelas laterais, sendo designado de Panelwagon.
Além disso, este Corvette C3 conta também com outras alterações, os faróis escamoteáveis foram removidos, e foram montados faróis atrás das grelhas inferiores, para assim dar um look mais limpo ao Corvette.
Está equipado com o motor V8 350 de 5,7 litros de cilindrada com algumas alterações, como o carburador Edelbrock, colector de admissão Torker II e distribuidor HEI. Acoplado ao motor está uma caixa automática de três velocidades Turbo-Hydramatic, que envia a potência para o diferencial traseiro Positraction.
No passado dia 22 de Março, este Corvette Panelwagon foi levado a leilão, através da plataforma da Bring A Trailer, sendo vendido por 15 mil dólares, cerca de 13.700 euros.
Mercado • 21 Mai 2021
Está à venda um raro Callaway SledgeHammer TwinTurbo, o Corvette mais rápido da época
Mercado • 29 Jul 2020
Mercado • 17 Dez 2020
Chevrolet Corvette ZR-1 King of the Hill Prototype vendido por 75.000 dólares