Clássicos • 19 Dez 2019
Colecção famosa de Corvette abandonados começou a ser restaurada
A Bizzarrini é uma empresa italiana, fundada em 1964 por Giotto Bizzarrini, um engenheiro que já tinha trabalhado em vários projectos de renome em marcas como a Alfa Romeo, a Ferrari e a Iso. A empresa focava-se essencialmente nos automóveis desportivos e de competição, produzidos sempre em baixos números.
Ao longo dos anos foram feitas várias tentativas para trazer de novo a marca ao activo, sendo que em 2020 os direitos da Bizzarrini foram adquiridos pela Pegasus Brands, com planos para reactivar a produção, seguindo o conceito das “Continuation Series”, nascendo assim o Bizzarrini 5300 GT Corsa Revival.
Este modelo tem por base os originais Bizzarrini 5300 GT, produzidos de 1964 a 1968, com base no Iso Grifo, em 133 unidades. Estava equipado com o motor V8 327 da Chevrolet, com 5,4 litros de cilindrada, debitando 365cv na versão Strada ou 400cv na versão Corsa. A potência era enviada para as rodas traseiras através de uma caixa manual de quatro velocidades BorgWarner T-10. O desenho esteve a cargo de Giorgetto Giugiaro, com refinamentos de Piero Drogo da Carrozzeria Sports Cars.
Este primeiro protótipo do Bizzarrini 5300 GT Corsa Revival vai servir para testar o automóvel em estrada e pista, de modo a avaliar possíveis alterações necessárias às restantes 24 unidades que serão produzidas para clientes, todas produzidas totalmente à mão.
Construído agora no Reino Unido, este Bizzarrini 5300 GT Corsa Revival é o mais autêntico possível em relação ao modelo original, utilizando na sua construção os projectos e desenhos originais de Giotto. No entanto, algumas melhorias foram efectuadas, principalmente no campo da segurança. Por exemplo, o tanque de combustíveis foi recolocado e completamente redesenhado.
A inspiração deste 5300 GT Corsa Revival foi o chassis número #0222, que competiu nas 24 Horas de Le Mans de 1965 e que, após a corrida, o próprio Giotto Bizzarrini o levou de volta para Itália pelos seus próprios meios. A própria cor, Rosso Corsa, foi replicada utilizando um painel original de modo a ser estudada a composição e tonalidade da tinta, para ficar tal como na época.
A carroçaria é produzida em fibra de vidro, montada num chassis de aço. Para os clientes que não querem competir em provas históricas da FIA, existe a possibilidade de a carroçaria ser produzida em fibra de carbono. O interior tem vários elementos modernos, necessários para as competições históricas, como o rollbar de seis pontos, duas backets integrais, assim como os cintos, seguindo os regulamentos do Appendix J da FIA.
O motor é idêntico aos originais, um V8 de 5,3 litros de cilindrada, com alimentação de combustível através de carburadores Weber 45 DCOE, produzindo mais de 400cv, para uns 1250 quilos de peso do automóvel.
O primeiro Bizzarrini 5300 GT Corsa Revival irá ser entregue ao seu cliente em Maio de 2022, não se sabendo preços, mas é certo que serão elevados, dado a qualidade dos exemplares.
Clássicos • 19 Dez 2019
Colecção famosa de Corvette abandonados começou a ser restaurada
Clássicos • 06 Jan 2022
Clássicos • 26 Jun 2022
Barn Find: Citroën DS parado há quase 30 anos leiloado no eBay