Clássicos • 06 Abr 2020
Automóveis dos anos 90 completamente novos encontrados na Argentina
A linha que separa a má qualidade, comprovada, e da má fama injustificada é muito tênue na indústria automotiva mundial. A história mostra que, por diversas razões, bons automóveis acabaram enterrados na vala comum dos projetos reconhecidamente ruins.
Seja porque fossem muito avançados para sua época, seja por problemas de comunicação da indústria com os consumidores, ou até mesmo por equívocos dos departamentos de marketing das montadoras, alguns veículos muito bem feitos tiveram um destino que não mereciam. Alguns foram reabilitados por coleccionadores de hoje, outros jamais se recuperaram da péssima fama que lhes foi imputada por razões alheias à sua qualidade.
O caso do Chevrolet Corvair é emblemático. Lançado em 1960, como uma alternativa norte-americana aos automóveis importados europeus de motores traseiros refrigerados a ar, como os Porsche e os Volkswagen, a GM fez algo inédito: instalou um motor boxer aircooled na traseira do seu modelo “compacto”. O Corvair era um dos mais belos automóveis do seu tempo e teve uma grande família: coupé, sedan quatro portas, conversível, station wagon e até uma versão pick-up.
Fotografias: Eduardo Scaravaglione
Irineu Guarnier Filho é brasileiro, jornalista especializado em agronegócios e vinhos, e um entusiasta do mundo automóvel. Trabalhou 16 anos num canal de televisão filiado à Rede Globo. Actualmente colabora com algumas publicações brasileiras, como a Plant Project e a Vinho Magazine. Como antigomobilista já escreveu sobre automóveis clássicos para blogues e revistas brasileiras, restaurou e coleccionou automóveis antigos.
Clássicos • 06 Abr 2020
Automóveis dos anos 90 completamente novos encontrados na Argentina
Clássicos • 12 Fev 2021
Clássicos • 23 Ago 2022
Monza GT e SS, dois protótipos futuristas com base no Chevrolet Corvair
Deixe um comentário