Iberian Historic Endurance inicia a temporada de 2022 em Barcelona

Competição 31 Mar 2022

Iberian Historic Endurance inicia a temporada de 2022 em Barcelona

A nona temporada do Iberian Historic Endurance regressa já no fim-de-semana de 2 e 3 de Abril, no circuito de Barcelona – Catalunya.

Como já vem sendo hábito, a organização do Historic Endurance tenta todos os anos trazer uma novidade à nova temporada. Mantendo sempre a presença nos eventos mais importantes do Historic Racing, a época de 2022 começa com o regresso Barcelona, numa das cidades mais carismáticas do Sul da Europa .

O Circuito da Catalunya, pela 30ª vez consecutiva, receberá o Grande Prémio da Espanha de Fórmula 1. A lista de inscritos provisória é mais uma vez repleta de quantidade e qualidade. 


Entre os 33 participantes, destacam-se seis estreias ou regressos ao Paddock da competição Ibérica. A tripla Paulo Lima/Bruno Lima/ José Paradela, que em 2021 correu com o fantástico BMW 1600 Ti, inicia esta temporada ao volante de um potente Ford Mustang 302 Boss da categoria H-1971. Paul Rayment/ James Wheeler e Sismey regressam também num icónico MG B Roadster após dois anos de ausência devido à pandemia. Vincent Jimenez, piloto de Bordeaux, também regressa após a sua última participação em Pau 2019, e trás a Barcelona um Porsche 2.5 ST. Já Bruno Santos / Cláudio Vieira / Marco Amaral fazem, no circuito catalão, a sua estreia no Historic Endurance ao volante de um sonoroa Porsche 911 3.0 RS preparado e assistido pela famosa Garagem Aurora. Por último, a dupla Pai e Filho Stephane e Matthias Rey (pai e filho) estreiam-se num ágil Crossle 7S.

Na classe Gentlemen Driver Spirit, a luta será entre quatro unidades de Porsche 911 SWB. Dois deles serão pilotados pelos amigos Tarrero/ Beltrane, Nuno Nunes/ Piero Dal Maso/José Carvalhosa. Já Luís Portal e Vicenent Tourneur regressam ao Historic Endurance conduzindo a solo. A categoria GDS conta ainda o “Giant Killer” Ford Cortina Lotus de Luís Sousa Ribeiro que pode sempre surpreender e o fiável MG B Roadster da tripla britânica de Paul Rayment/James Wheeler/Martin Sismey, que já vieram no passado à Península Ibérica mostrar que o coração do Motorsport é em Inglaterra.


Dentro da categoria H-1965 encontramos verdadeiras preciosidades do “Motorsport”. Desde o potente Shelby Cobra Daytona de Mark Martin e Michael Gans, teremos ainda o Lotus Elan de Carlos Barbot e o icónicos Porsche 356 das duplas Pedro Moriyon/José Carvalhosa e Guillermo Velasco/Francisco Freitas com especificações “A” e “SC”. 

A Categoria H-1971 já nos habituou a presentear-nos com número e qualidade. A primeira prova em Barcelona não é excepção. Com um total de oito inscritos e cinco marcas diferentes, os H-1971 prometem deixar o público a sonhar com o início dos anos 70. No elegante Alfa Romeo GTAm a tripla, já tradicional no Historic Endurance, Jorge Santos / Alcides Petiz / Diogo Santos que terão como concorrência o carismático Ford Capri 2600 RS dos espanhóis Jose A. Rueda/Pablo Rueda e o ágil Lotus Elan de Joaquim Soares evoluído para especificação de 1971. 

Também tradicional é o binómio Jorge Guimarães e o Volvo 121, com o amante da marca sueca a levar o seu bonito Volvo à Catalunha. Na categoria H1971, a armada Porsche estará em força com o Porsche 914/6 de Manuel de la Torre e três unidades de Porsche 2.5 ST de Nuno Nunes/José Carvalhosa/Piero dal Maso, Jordi Prenafeta e do francês Vincent Jimenez. A concluir a categoria a tripla portuguesa no novo Ford Mustang 302 já anteriormente mencionado.

Na Categoria H-1976 encontramos um total de cinco Porsche 911 3.0 RS inscritos, entre os potenciais favoritos à vitória, encontramos o sempre favorito Pedro Bastos Rezende, vencedor da primeira corrida de 2021 do Algarve Welcome Spring. Estreantes serão Juan Alonso/Jose António Zorrilla, assistidos pela Eficar Team, assim como Bruno Santos / Cláudio Vieira / Marco Amaral, estes preparados pela garagem Aurora.

Já o rápido Eduardo Davila, antigo piloto do Campeonato GT de Espanha, terão as honras de defender as cores espanholas entre a “Armada Porsche”. Entre os portugueses continuaremos a assistir à evolução da Bruno Duarte/ Filipe S. Jesus e de Mário Meireles que regressam às grelhas do Historic Endurance.

Carlos M. Santos / Carlos A. Santos e Pedro Bastos Rezende são a exceção à regra dos Porsche dentro da categoria, a dupla de pai e filho Santos apresentam-se em Barcelona ao volante de um carismático Ford Escort MKII RS2000 que estrearam em Jerez e Bastos Rezende quer dar espetáculo no seu o sempre espetacular De Tomaso Pantera.


Na última categoria, a “GTP e Sportscars”, para Barcelona, são quatro os candidatos ao triunfo. Dois Lotus Seven, que prometem umas batalhas interessantes entre si, de João Mira Gomes/Nuno Afoito e do francês Florent Cazalot. Também inscrito está o Alfa Romeo Giulia de Paulo Rompante que se apresenta em especificação GTP, o piloto português fará frente ao Crossle da família Rey que já falamos acima que terá feroz concorrência de um Ford GT40 dos espanhóis Jordi Puig/Alberto Pecanins que a correr em casa com certeza não quererão deixar escapar a vitória depois da dupla vitória em Jarama.

A concluir a lista de inscritos para as primeiras duas corridas de 2022, o Porsche 924 de Toni Garcia, que chega a Barcelona como convidado da organização do Historic Endurance. 

Como já é tradição, o Historic Endurance recebe sempre automóveis raros e especiais, e Barcelona não será excepção. Os mesmos irão competir pelo Index de Performance by Cuervo Y Sobrinos. Aos habituais Ford Cortina Lotus de Sousa Ribeiro e Porsche 356 de Velasco/Freitas e Moriyon/ Carvalhosa, juntam-se automóveis tão diferentes como os Ford Mustang da tripla Paulo Lima/Bruno Lima/ José Paradela, o Shelby Cobra Daytona da dupla britânica Martin/Gans, o Alfa Romeo GTAm da tripla Jorge Santos / Alcides Petiz / Diogo Santos. O vencedor desta classificação, considerada a mais importante pela organização, recebe um fantástico relógio da prestigiada marca Cuervo Y Sobrinos, a qual é também patrocinadora oficial da competição.

Diogo Ferrão, responsável do Historic Endurance, comentou: “Com 33 equipas à partida, contamos com um excelente início de época e uma lista de inscritos de luxo, com oito diferentes marcas que prometem muita animação ao longo de todo o pelotão. Será sem dúvida um fim-de-semana entusiasmante dentro de pista, mas também fora dela, com um evento excelente próximo de uma das cidades mais atrativas da Europa.”

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube