Clássicos • 09 Mai 2021
Clássicos • 21 Mar 2022
A BRM descobre o chassis do P15 V16 após 70 anos
A empresa British Racing Motor conseguiu finalmente, e após 70 anos, encontrar o molde utilizado para construir o primeiro carro britânico de Fórmula 1, o Mark 1 P15 V16. Esta descoberta foi possível através de uma constante pesquisa e consultas com os mais variados historiadores, jornalistas e coleccionadores.
O incrível trabalho de detetive obteve resultados quando o coleccionador de Aston Martins, Geoffrey Marsh, levou a marca ao lugar de descanso do protótipo. O exemplar encontrava-se no sótão de uma casa de barco que pertencia a George Gray, um chapeiro que tinha trabalhado no projecto original, em 1949. Gray decidiu guardar o protótipo, em 1950, quando o chassis do veículo evoluiu para melhorar o sistema de arrefecimento e a sua performance e o outro molde se tinha tornado obsoleto.
Rick Hall, um antigo engenheiro da equipa de Fórmula 1 da BRM e que está a supervisionar a construção do segundo P15 V16 Continuations, dos três que serão produzidos declarou, “Foi muito gratificante ter localizado o molde original do Type 15, que irá permitir-nos construir o veículo da mesma forma com que foi apresentado ao mundo em 1949. Olhando para os desenhos originais, ficámos surpreendidos com a quantidade de alterações técnicas que lhe foram feitas na altura. Agora, estamos a saborear o desafio de o trazer de volta à vida”.
Richard Mille, fundador da marca de relógios com o mesmo nome, e apaixonado pela BRM irá ser o novo proprietário do segundo veículo do P15 V16. Quando o chassis original foi descoberto a marca contactou Mille e perguntou se preferiria que o veículo fosse construído de maneira a revelar as especificações originais.
Mille ficou entusiasmado com a proposta e declarou, “Seria um privilégio ver este automóvel, na sua forma original, e será uma adicção fantástica à minha colecção dedicada à BRM”. O trabalho no chassis do automóvel já começou e está planeado que seja concluído em 2023.
O primeiro BRM P15 V16 Continuation foi entregue a John Owen, filho do director principal da equipa da BRM Sir Alfred Owen, no ano passado, e já fez a sua estreia no Goodwood Revival para celebrar o aniversário de 70 anos da BRM. O último veículo ainda não foi encomendado e ainda está disponível para venda.
TAGS: Barn Find British Racing Motors Fórmula 1
PARTILHAR:
Deixe um comentário