Clássicos • 27 Nov 2018

Clássicos • 11 Mar 2022
O inesquecível Maserati Boomerang celebra 50 anos
Já passou meio século desde 9 de Março de 1972, o dia em que o Maserati Boomerang fez a sua estreia no Salão de Genebra. Um conceito criado pela mão de Giorgetto Giugiaro e produzido pela Italdesign o Boomerang foi um automóvel que ficou na memória de todos os apaixonados por automóveis. Um veículo de sonho caracterizado como um modelo extremo, futurista, quase irracional e definitivamente belo.
A maquete do Maserati Boomerang fez uma fugaz aparição no Salão Automóvel de Turim, de 1971, e apenas um exemplar foi construído, o que foi usado na apresentação, na Suíça em 1972, enquanto veículo matriculado e totalmente funcional. A base utilizada pela Italdesign (chassis e toda a mecânica) foi um Maserati Bora, vinha equipado com um motor central traseiro de oito cilindros em V dispostos a 90° e 4719cc de capacidade. Era capaz de disponibilizar 310cv, para uma velocidade máxima próxima dos 300km/h com tração traseira e uma caixa manual de cinco velocidades.
O coupé desportivo de dois lugares nunca entrou em produção. Ao invés, deixou um legado estilístico que continuou a viver não só em criações posteriores de Giugiaro, mas também noutros projectos, servindo como inspiração para vários fabricantes de automóveis na Europa e nos Estados Unidos da América.
A originalidade do Boomerang, do ponto de vista estético, foi demonstrada pela sua forma afilada e pelas suas linhas expressivas e marcantes, que se conjugavam numa imagem de penetração, potência e velocidade.
O modelo foi concebido ao longo de uma linha horizontal que dividia o automóvel em dois, com um para-brisas inclinado e um tecto panorâmico. Os vidrosoriginais, especialmente nas duas portas, eram intervalados por uma faixa de metal. As ópticas dianteiras quadradas retrácteis destacavam-se na frente, juntamente com os farolins horizontais na traseira.
Era um automóvel extremamente moderno em termos de interior com o painel de instrumentos montado no volante sem braços, e com os bancos montados numa posição extremamente baixa.
O único espécime do Boomerang alguma vez produzido também fez outras aparições em competições internacionais. Mudaria de mãos entre diversos proprietários, acabando por ser o protagonista em diversos leilões, e foi, inclusivamente, utilizado em anúncios publicitários.
O Maserati Boomerang foi considerado por muitos uma genuína e revolucionária obra de arte, ao ponto de influenciar o design de sucessivos modelos e dando continuidade à tradição da Maserati enquanto marca capaz de criar conceitos de automóveis únicos, emblemáticos, vanguardistas e pioneiros em termos de tecnologia e estilo.
Deixe um comentário