Mercado • 01 Out 2021
Vai a leilão um dos cinco sobreviventes do Martin Ford Special
O AC Greyhound foi apresentado a Outubro de 1959 no Salão Automóvel de Londres como a versão GT de 2+2 lugares dos desportivos AC Ace e Aceca. A carroçaria de duas portas era produzida em alumínio, mas apesar de manter muitos componentes dos Ace e Aceca, a sua distância entre eixos era maior por 250mm, para ganhar mais espaço interior e de bagageira. A produção durou até 1963, com apenas 83 exemplares produzidos, de modo a que todos os trabalhadores pudessem dar mais ênfase à produção de carroçarias para a Shelby.
Estava equipado com vários motores de seis cilindros em linha, desde o motor produzido pela própria AC, de 2,0 litros e 75cv, passando pelos dois motores da Bristol, de 2,0 litros e 125cv e o 2,2 litros com 105cv, terminado no motor do Ford Zephyr, de 2,6 litros e mais de 170cv. Todos os motores estavam acoplados a uma caixa manual de quatro velocidades que poderia ter overdrive, enviando a potência para as rodas traseiras.
A suspensão era totalmente independente com molas helicoidais nas quatro rodas, ao invés de molas de lâminas e eixo rígido na traseira e também vinha equipado com travões de disco na frente. O interior era também bastante luxuoso, com os seus bancos revestidos a pele e todo o interior era estufado, além dos vários manómetros que monitorizavam os aspectos vitais do automóvel.
Presente neste artigo está o AC Greyhound que foi propriedade do Coronel John Nicholas Blashford-Snell CBE, um antigo oficial do exército britânico, explorador e autor de vários livros, além de ser fundador da Operação Raleigh, assim como da Sociedade de Exploração Cientifica.
Foi registado a 13 de Abril de 1961, com a matrícula RJT 999, e terminado na cor Silver com o interior vermelho. Está equipado com o motor de 2,2 litros da Bristol, com 105cv de potência.
Após passar para a propriedade da sua segunda família em Abril de 1967 e percorrer apenas 37 mil milhas desde novo, cerca de 60 mil quilómetros, devido a ter ficado muitos anos parado numa garagem, este AC Greyhound vai ser levado a leilão, no próximo dia 16 de Março, num evento levado a cabo pela H and H Classics no Imperial War Museum. O seu valor de venda situa-se entre os 71 mil e os 84 mil euros.






























Mercado • 01 Out 2021
Vai a leilão um dos cinco sobreviventes do Martin Ford Special
Mercado • 20 Out 2021
Modelo à escala do Bell 47G utilizado num filme de James Bond vendido em leilão
Mercado • 14 Mar 2022
Vai a leilão um Jaguar E-Type esquecido durante 50 anos numa garagem