Mercado • 21 Set 2021
Colecção de 174 automóveis clássicos a apanhar pó em Londres vai a leilão
O Maserati Quattroporte foi lançado em 1963, para ser a Berlina de quatro portas de luxo da marca italiana. Esta primeira geração, denominada internamente por AM107, foi desenhada por Pietro Frua, com a construção das carroçarias na Vignale, e esteve em produção até 1969. Foram construídos um total de 776 exemplares, 230 da primeira série e 546 da segunda série.
O motor que equipa a primeira série da primeira geração do Quattroporte é um V8 de 4,1 litros de cilindrada, duas árvores de cames em cada cabeça, câmaras de combustão hemisféricas e quatro carburadores duplos Weber, para desenvolver uma potência de 264cv às 5.500rpm. Acoplado ao motor poderia estar uma caixa manual de quatro velocidades ZF S5 ou uma automática de três velocidades da Borg Warner.
Em 1966, o Quattroporte é actualizado para a segunda série, onde são implementadas várias alterações estéticas, como os quatro faróis da frente e o interior completamente diferente. Ao nível mecânico o eixo traseiro foi alterado e, além do motor de 4,1 litros, passou a estar disponível também um motor V8, mas agora com 4,7 litros de cilindrada, desenvolvendo 290cv às 5.200rpm. Com isto, o Quattroporte passou a contar com uma velocidade máxima de 255km/h, fazendo com que fosse o automóvel de produção com quatro portas mais rápido da época.
TAGS: Circuito de Monza Ebay Maserati Quattroporte
PARTILHAR:
Deixe um comentário