O Maserati Quattroporte utilizado como carro de bombeiros no Circuito de Monza

Mercado 04 Mar 2022

O Maserati Quattroporte utilizado como carro de bombeiros no Circuito de Monza

O Maserati Quattroporte foi lançado em 1963, para ser a Berlina de quatro portas de luxo da marca italiana. Esta primeira geração, denominada internamente por AM107, foi desenhada por Pietro Frua, com a construção das carroçarias na Vignale, e esteve em produção até 1969. Foram construídos um total de 776 exemplares, 230 da primeira série e 546 da segunda série.

O motor que equipa a primeira série da primeira geração do Quattroporte é um V8 de 4,1 litros de cilindrada, duas árvores de cames em cada cabeça, câmaras de combustão hemisféricas e quatro carburadores duplos Weber, para desenvolver uma potência de 264cv às 5.500rpm. Acoplado ao motor poderia estar uma caixa manual de quatro velocidades ZF S5 ou uma automática de três velocidades da Borg Warner.

Em 1966, o Quattroporte é actualizado para a segunda série, onde são implementadas várias alterações estéticas, como os quatro faróis da frente e o interior completamente diferente. Ao nível mecânico o eixo traseiro foi alterado e, além do motor de 4,1 litros, passou a estar disponível também um motor V8, mas agora com 4,7 litros de cilindrada, desenvolvendo 290cv às 5.200rpm. Com isto, o Quattroporte passou a contar com uma velocidade máxima de 255km/h, fazendo com que fosse o automóvel de produção com quatro portas mais rápido da época.


O Maserati Quattroporte é dos últimos automóveis que vem à cabeça quando se pensa num automóvel equipado para extinção de incêndios rápido, no entanto, foi isso que o Circuito de Monza fez em 1968, para ter um automóvel de rápida intervenção para os Grande Prémios de Fórmula 1.

O automóvel foi adquirido novo e convertido logo depois, com a secção do pilar B para trás completamente alterada, com um desenho a fazer lembrar uma pickup. No interior do habitáculo tudo foi mantido tal como o Quattroporte original, desde o tablier aos bancos em pele não esquecendo os apontamentos em madeira.

A sua história depois de ter servido o Circuito de Monza não é conhecida, no entanto, o exemplar sobreviveu até aos nossos dias e esteve à venda em leilão até ao dia 19 de Fevereiro de 2022, através da plataforma do eBay, sendo que a licitação mais alta ultrapassou ligeiramente os 10 mil euros.

0
4
3
5
10
1
2
6
7
8
9
11
15
previous arrow
next arrow
0
4
3
5
10
1
2
6
7
8
9
11
15
previous arrow
next arrow

TAGS: Circuito de Monza Ebay Maserati Quattroporte


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment