Clássicos 03 Mar 2022

Citroën FAF: Um automóvel polivalente fabricado em Portugal

No quinto episódio da segunda temporada dos “Automóveis Portugueses” produzida pelo Museu do Caramulo, através do Jornal dos Clássicos, e com o apoio do Standvirtual, realiza uma entrevista a Miguel Citrindade, o proprietário do FAF A 4×4 que foi completamente construído e montado em Portugal.

Para este proprietário o modelo é mais do que um exemplar raro mas sim uma conexão com o seu pai que foi o responsável pelo desenho da capota e dos bancos traseiros.

No final dos anos 70, a Citroën iniciou um projecto para o desenvolvimento de um novo modelo, baseado na mecânica do lendário 2CV, e destinado ao exército francês. Foi denominado de FAF (facile à fabriquer), de fácil fabrico, de maneira a sublinhar a facilidade da construção dos baixos custos de produção.


O primeiro e segundo exemplar deste modelo foram fabricados em França para depois serem exclusivamente montados em Portugal na fábrica de Mangualde. O exército francês realizou uma série de testes em dez dos automóveis, mas apesar dos bons resultados e do bom desempenho dos veículos, a encomenda foi anulada e o modelo FAF A 4×4 nunca chegou a produzir mais do que 50 unidades.


TAGS: Automóveis Portugueses Citroën Citroën FAF


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment