Clássicos • 05 Abr 2022
A primeira geração do Renault Clio nos circuitos de velocidade
Há exactamente 67 anos nasceu Alain Prost, o piloto francês de Fórmula 1 que ganhou quatro vezes o Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Passou por diversas equipas, como a McLaren, onde se iniciou, a Renault, a Ferrari e a Williams.
Começou a sua carreira ao volante de um kart e ganhou o campeonato francês europeu da categoria, em 1973. Em 1980, chegou à Fórmula 1 como piloto da McLaren e a sua estreia aconteceu no dia 13 de Janeiro, no Grande Prêmio da Argentina onde arrebatou o sexto lugar, um excelente resultado. A partir de 1982 foi para a Renault para competir por três anos, onde conseguiu ser vice-campeão mundial.
Em 1984, Prost voltou à McLaren e foi vice-campeão pela segunda vez, ficando atrás do seu companheiro de equipe Nick Lauda. No ano seguinte, sob o comando de Ron Dennis ganhou o seu primeiro título mundial.
Mas não podemos falar de Prost sem mencionar a sua grande rivalidade com Ayrton Senna. Colegas de equipa na McLaren a equipa equipou os dois veículos da mesma forma colocando os dois pilotos em pé de igualdade o que resultou numas das maiores rivalidades da história do automobilismo.
O “Professor”, o apelido que lhe foi atribuído pela sua rapidez equilibrada e inteligência estratégica dentro das pistas, no final da sua carreira tinha arrebatado o título de Campeão Mundial pela McLaren em 1985, 1986 e 1989 e pela Williams, em 1993.
Clássicos • 05 Abr 2022
A primeira geração do Renault Clio nos circuitos de velocidade
Competição • 10 Dez 2021
10 vezes que o Campeonato de Fórmula 1 trouxe fortes emoções
Clássicos • 21 Mar 2022