Competição • 27 Jun 2012
42ª edição do rallye Rainha Santa na estrada no dia 30 de Junho
Para conhecermos as origens históricas da presença em competições de rally da Toyota temos que recuar até aos anos 60. O primeiro automóvel de rally apareceu em 1957 e tratava-se do Toyopet Crown Delux, antecessor do Toyota Yaris WRC, no mesmo ano em que a marca japonesa entrou no mercado americano.
Nos anos anteriores, Kiichiro Toyoda, presidente e fundador da marca, tinha insistido na importância do desporto automobilístico para conseguir promover a durabilidade e rendimento dos seus automóveis. Entretanto, Aunque Kiichiro faleceu também nesse mesmo ano (1957), surgindo assim a oportunidade ideal da marca se apresentar no Round Australia Trial.
Como o nome indica, esta dura prova consistia numa volta pela Austrália. Eiji Toyoda, primo e sucessor de Kiichiro, decidiu dar o primeiro passo e aventurar-se nesta competição internacional.
A dificuldade foi mesmo escolher qual dos modelos levar para a prova. O Round Australia Trial era uma prova de resistência que tinha a duração de 19, constituída por 16.000 quilómetros, dos quais apenas 5% eram percorridos em asfalto. Curiosamente, o Toyota Crown estava bastante adaptado às estradas de terra do Japão naquela época.
A marca criou a divisão Toyota Sports Corner (dentro do departamento de carroçaria do Toyota Technocraft), que mais tarde ganhou o nome de Toyota Racing Development. Esta divisão ficou encarregue de adaptar o Crown e colocar a água, combustível e todos os materiais necessários. O piloto australiano Lindsay Hedley e os mecânicos Kunio Kaminomura e Koujiro Kondo foram os membros escolhidos para constituir a equipa que competiu na prova.
Com o Toyopet Crown Delux pronto, a aventura começou sem qualquer tipo de apoio, para além das três pessoas anteriormente citadas e o automóvel em questão. Apesar da competitividade do Round Australia Trial, o automóvel japonês apenas sofreu um pequeno dano na válvula de admissão do motor e conseguiu ser um dos 52 automóveis finalistas da prova, entre os 86 participantes. Ocupou a posição 47 na classificação geral e o 3º lugar entre as equipas estrangeiras.
O Toyopet Crown Delux foi o automóvel que deu, sem dúvida, o “pontapé” de saída na história do rally da Toyota.
Fontes: Toyota e Noticias Coches
Competição • 27 Jun 2012
42ª edição do rallye Rainha Santa na estrada no dia 30 de Junho
Competição • 05 Mar 2016
Competição • 11 Mar 2021
Deixe um comentário