Clássicos 03 Fev 2022

Alba marca a estreia da nova temporada da série “Automóveis Portugueses”

A segunda temporada da série “Automóveis Portugueses” produzida pelo Museu do Caramulo, através do Jornal dos Clássicos, e com o apoio do Standvirtual estreia hoje.

A cada episódio irá ser abordado um automóvel diferente e o primeiro episódio é dedicado ao Alba, um automóvel português idealizado e concluído em Albergaria-a-Velha.

A fábrica metalúrgica da Alba em Albergaria-a-Velha era, no início dos anos 50, uma grande unidade industrial, pertencente ao Comendador Martins Pereira. O neto, António Augusto Martins Pereira, era um grande entusiasta do desporto automóvel e resolveu criar a marca Alba, vocacionada para a competição.


O primeiro Alba foi desenhado e construído em 1952 e equipado com um motor Fiat e mais tarde com um motor Simca de 1089cc. A “jóia da coroa” dos motores Alba, porém, seria o projecto próprio, elaborado na metalurgia Alba, todo em alumínio, com duas árvores de cames à cabeça e duas velas por cilindro, fazendo deste o único automóvel português a produzir o seu próprio motor.


TAGS: Alba Automóveis Portugueses Francisco Corte Real Pereira


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment