Competição • 19 Dez 2014
Eléctrico histórico pode ser o fim definitivo do Circuito da Boavista
O ARVW foi construído em 1980, após o mundo automóvel ter estado vários anos fustigado pela crise do petróleo. A designação ARVW significa Aerodynamic Research Volkswagen e provou que mesmo com um motor de pouca potência se poderia atingir velocidades bastante elevadas, com um baixo peso e uma aerodinâmica bastante apurada, sendo ainda hoje considerado o automóvel mais aerodinâmico de sempre construído pela marca germânica.
O maior desafio da Volkswagen foi conseguir montar o motor, rodas e o condutor, num automóvel o mais pequeno possível. As rodas foram cobertas pela carroçaria, para assim melhorar a aerodinâmica e não haver perturbações, tal como o fundo plano. As dimensões falam por si, o ARVW tem 838 mm de altura, 1099 mm de largura, com um comprimento de 5000 mm. O peso também é extremamente baixo, de cerca de 800 kg, devido à sua estrutura tubular em alumínio e a carroçaria em fibra de vidro e carbono. Todo o projecto do ARVW teve a supervisão de Ernst Fiala, na época Chefe de Desenvolvimento da Volkswagen, com uma equipa composta pelo designer Emil Pommer, o director de operações Jürgen Nitz, o especialista em aerodinâmica Klaus-Rainer Deutenbach, o técnico de motores Rolf Poltrock e o chefe da equipa Rudolf-Helmut Strozyk. No final conseguiram um fantástico coeficiente aerodinâmico de 0,15.
O motor que equipa o ARVW foi extraído de um camião, um motor de seis cilindros em linha a gasóleo, com 2,4 litros de cilindrada, montado atrás do condutor. O motor não estava totalmente original, pois a Volkswagen montou um turbo e intercooler maiores, para assim conseguir atingir os 179 cv. O intercooler tinha a particularidade de ter uns sprays de água, para assim diminuir a temperatura do ar. O motor estava acoplado a uma caixa de velocidades tradicional da Volkswagen.
TAGS: Volkswagen ARVW
PARTILHAR:
Competição • 19 Dez 2014
Eléctrico histórico pode ser o fim definitivo do Circuito da Boavista
Competição • 12 Jan 2015
Datsun PT aplaude 6h de Resistência no Circuito Vasco Sameiro
Competição • 07 Jun 2021
Deixe um comentário