Mercado • 02 Abr 2021
O mais importante Ford Bronco de competição da sua época vai a leilão
A Harley-Davidson foi a empresa que mais forneceu motociclos para o exército americano e, enquanto outros modelos tiveram um enorme sucesso, como a WLA com motor V-Twin, outros modelos foram utilizados de forma mais tímida, de modo a testar certas funcionalidades distintas, como foi o caso do modelo XA, que significa Experimental Army, que tinha como objectivo ser utilizada no Norte de África.
A XA foi desenvolvida com base nos modelos da BMW, como a R71 e R75, com um eixo a substituir a tradicional corrente, um motor boxer de dois cilindros e várias outras funcionalidades que faziam as BMW mais eficientes, fiáveis e de baixa manutenção. Segundo consta, a própria Harley-Davidson desmontou uma BMW R71 para copiar os seus componentes.
O motor boxer de dois cilindros que equipava a XA era o SV de 740cc de cilindrada, com 5,7:1 de taxa de compressão, tanto com cabeça plana e válvulas laterais, como com válvulas à cabeça. Este motor tinha um arrefecimento muito superior, quando comparado com o V-Twin, e debita 23cv às 4.600rpm, acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades, operada pelo pé, sendo a primeira Harley-Davidson com esta funcionalidade. Foi também a primeira Harley-Davidson com suspensão traseira, assim com forquilha telescópica na frente, nos modelos XA Type II. A velocidade máxima da XA é de cerca de 105km/h.
TAGS: BMW R71 Harley-Davidson XA Mecum
PARTILHAR:
Mercado • 02 Abr 2021
O mais importante Ford Bronco de competição da sua época vai a leilão
Mercado • 30 Dez 2021
Mecum leva a leilão Ford Mustang Boss 302 que competiu no Trans Am
Mercado • 29 Set 2022
Deixe um comentário