Mercado • 19 Set 2019
Mercado • 17 Jan 2022
Mercedes-Benz 300 SL Gullwing Alloy pode chegar aos oito milhões de euros em leilão
O Mercedes-Benz 300 SL Gullwing é um modelo que dispensa apresentações, ainda assim, existem alguns exemplares mais raros que outros. Dos cerca de 1400 300 SL Gullwing construídos, apenas 29 foram construídos com a carroçaria em alumínio, conhecidos por Leichtmetallausführung ou, mais facilmente, por 300 SL Alloy.
Os 300 SL Gullwing com carroçaria em alumínio foram concebidos pelo engenheiro da Mercedes-Benz Fritz Nallinger, com o objectivo de os vender aos pilotos privados para competirem. Além da carroçaria mais leve e fina, foram substituídos também os vidros por acrílico, excepto o pára-brisas, reduzindo o peso em quase 100 quilos, tornando-o muito mais competitivo.
Os motores de seis cilindros em linha e 3,0 litros de cilindrada eram também alterados, sendo conhecidos por NSL, com especificações de competição. Estes motores recebiam novas árvores de cames, taxa de compressão mais alta, borboleta do acelerador específica e distribuidor calibrado, para produzir mais do que os 215cv originais, segundo as normas DIN.
Este Mercedes-Benz 300 SL Gullwing Alloy de 1955, com o número de chassis 198.043.5500332, foi vendido novo em Casablanca, Marrocos, através do agente da marca Joseph Weckerlé, que também era piloto. No início dos anos 60 foi para o EUA, onde permanece até hoje. Mantém a cor original Silver Gray Metallic, assim como o interior azul. Além disso, permanece ainda com os extras originais pedidos aquando da encomenda, como a suspensão desportiva, o diferencial traseiro de relação 3,42, velocímetro métrico de 270 km/h, protecções inferiores do motor, rádio Becker e jantes Rudge.
O exemplar presente neste artigo é o 13º construído com carroçaria em alumínio e é dos poucos que mantém a sua carroçaria e mecânica originais. Foi submetido a um restauro, entre 1975 a 1979, mas sem alterar o alumínio original. Esteve na posse de Hyatt Cheek, presidente do Gullwing Group e do Mercedes-Benz Club of America, durante 32 anos, sendo vendido ao actual proprietário em 2014.
Irá a leilão no próximo dia 27 de Janeiro, num evento organizado pela RM Sotheby’s, no Arizona, com um valor de venda estimado situado entre os seis e os oito milhões de euros, podendo tornar-se no 300 SL com carroçaria em alumínio mais caro de sempre vendido em leilão.