Ner-A-Car, o motociclo mais fiável da década de 20

Mercado 07 Jan 2022

Ner-A-Car, o motociclo mais fiável da década de 20

O Ner-A-Car é um motociclo com um nome peculiar. Este nome tinha dois significados, o principal era ser soletrado como “Near a Car” e também, representava as letras do nome do seu criador, Carl Neracher.

Carl desenvolveu o protótipo do Ner-A-Car no final da década de 1910, de modo a resolver alguns problemas de concepção que ele via nas motos da época. O seu objectivo era criar uma mota que fosse confortável e fácil de utilizar, tal como um automóvel. Além disso, teria de ser muito mais barato que um automóvel e proteger o seu condutor da lama e detritos das estradas.

O design da Ner-A-Car é único e diferente, utiliza uma direcção de rolamento central, algo que foi utilizado e patenteado em 1904, no Bi-Car, além de um quadro de aço estampado, também patenteado em 1911 no Militaire Autocycle. O seu chassis baixo, dava ao Ner-A-Car um baixo centro de gravidade, que culminava numa excelente manobrabilidade.



O conhecido piloto de motos da época Erwin “Cannonball” Baker, conduziu uma Ner-A-Car, em 1922, de Staten Island, em Nova Iorque, até Los Angeles ,na Califórnia. Demorou 174 horas para completar numa viagem de quase 5.500 quilómetros. A viagem custou a Erwin 15,7 dólares na época, que representa cerca de 230 euros hoje. Erwin ficou tão impressionado com a mota, que acabou por abrir uma representação da marca em Los Angeles.

Apesar de ser desenvolvida nos EUA, a Ner-A-Car também foi produzida no Reino Unido, aliás até começou primeiro que nos EUA, e era vendida como Neracar. No Reino Unido, a Ner-A-Car foi produzida sob licença pela Sheffield-Simplex, de 1921 a 1926 com cerca de 6.500 exemplares produzidos e era equipada com diversos motores. Nos EUA, esteve em produção até 1927, com 10 mil exemplares produzidos.

O motor monocilíndrico a dois tempos, tem 221cc de cilindrada e produz 2,5cv, podendo atingir os 56km/h. Está acoplado a uma caixa de velocidades de fricção infinitamente variável, que é uma espécie de caixa semi-automática. A Ner-A-Car ganhou diversas medalhas de fiabilidade em provas de longa distância.

Apesar de terem sido produzidos 16.500 unidades, hoje em dia, encontrar uma Ner-A-Car, em qualquer estado de conservação, é muito raro, não se sabendo o número exacto de exemplares existentes. O exemplar presente neste artigo é de 1921, do primeiro ano de produção. Foi submetida a um exaustivo restauro para as especificações originais, incluindo os pneus brancos, assim como os emblemas no tanque de combustível.

Agora, esta Ner-A-Car com o chassis número 3909 vai a leilão pela Mecum, num evento que ocorrerá em Las Vegas, de 25 a 29 de Janeiro de 2022, sem haver ainda valores de venda estipulados.

Ner-A-Car-Motorcycle-11
Ner-A-Car-Motorcycle-3
Ner-A-Car-Motorcycle-4
Ner-A-Car-Motorcycle-5
Ner-A-Car-Motorcycle-8
Ner-A-Car-Motorcycle-e1639221954862
Ner-A-Car-Motorcycle-10
previous arrow
next arrow
Ner-A-Car-Motorcycle-11
Ner-A-Car-Motorcycle-3
Ner-A-Car-Motorcycle-4
Ner-A-Car-Motorcycle-5
Ner-A-Car-Motorcycle-8
Ner-A-Car-Motorcycle-e1639221954862
Ner-A-Car-Motorcycle-10
previous arrow
next arrow

TAGS: Carl Neracher Mecum Ner-A-Car


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment