Automóveis que celebram meio século de vida

Clássicos 07 Jan 2022

Automóveis que celebram meio século de vida

Este ano começa uma nova etapa na indústria automóvel, cada vez direcionada para motores alternativos ao motor de combustão. Mas de forma a celebrar o passado reuni-mos quatro automóveis que, em 2022, celebram meio século de vida.

Honda Civic

O primeiro modelo do Civic representa o primeiro grande símbolo de sucesso internacional, da marca japonesa Honda. Agora, em 2022, a Honda está preparada para lançar a sua décima primeira geração do Honda Civic, após 50 anos do sucesso do primeiro modelo que foi revelado em 1972. Quando saiu foi caracterizado como um pequeno automóvel, eficiente, compacto e fiável.


A primeira geração foi lançada com a opção de três carroçarias diferentes, a de cinco portas e em formato carrinha, com um motor de 1.169cc com arrefecimento a água e discos de travão no eixo dianteiro. Dois anos depois, em 1975, surgia o motor CVCC, mais eficiente em termos de consumos e emissões.


Mercedes-Benz Classe S

O Mercedes-Benz Classe S fez a sua introdução em 1972 e foi desde o início uma referência de luxo e sofisticação que é tão típica da marca de Estugarda. Este modelo foi o último projecto de Friedrich Geiger, depois de uma carreira com a marca que começou com Mercedes-Benz 500K em 1933.

A primeira geração W116 veio substituir os W108/109 e esteve em comercialização até ao final da década. Inicialmente estava disponível com duas variantes do motor um M110, com seis cilindros em linha e 2746cc, o 280 S com carburador Solex e o 280 SE com injeção Bosch D-Jetronic, além dos 350 e 450, com motores V8.


Audi 80

Em 1972 a Audi apresentou o Audi 80, destinado a substituir a série 60-90 e que partilhava a sua base com o Volkswagen Passat. O sucesso deste veículo foi automático e no primeiro ano de comercialização foi eleito automóvel do ano.

Este veículo é talvez mais conhecido como a inspiração e o antecessor do famoso Audi 80 Quattro, como o famoso sistema de tração às quatro rodas que faz parte da história automóvel.


Renault 5

Para alguns até parece que foi ontem mas o Renalut 5 foi lançado em Janeiro de 1972 com um design moderno e atractivo, que apelava à versatilidade, um automóvel para todos. Com todas as versões deste automóvel foram produzidos 5.325.890 de unidades.

O sucesso do Renault 5 excedeu, instantaneamente, todas as expectativas e os tempos de espera para entrega começaram a alongar-se. As fábricas não conseguiam acompanhar as ordens de encomenda. O Renault 5 tinha um estatuto de ícone entre os jovens urbanos e rapidamente liderou a tabela de vendas em diversos países, como Portugal, chegando mesmo a ser o automóvel mais vendido na Europa.


TAGS: Audi Audi 80 Honda Honda Civic Mercedes-Benz Renault Renault 5


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment