Clássicos • 05 Jul 2012
“Memórias do Rallye de Portugal” em Lisboa, com Ascari e FS Automóveis
Nos anos 80 e 90, a Mercedes-Benz produziu perto de dois milhões de exemplares do 190 sedan, mas estes não foram criados de forma igual. As variantes do modelo base deste Mercedes iam desde táxis beges com motores a gasóleo debaixo do capot a especiais de homologação com motores Cosworth e AMG com kits aerodinâmicos e túneis de vento.
A última versão de estrada, o 190 E 2.5-16 Evolution II presente neste vídeo nasceu como uma forma de ajudar a Mercedes a lutar contra a BMW e a Audi na Deutsche Tourenwagen Meisterschaft, ou Campeonato Alemão de Carros de Turismo, homologando a variante de competição que venceu o campeonato de construtores em 1991 e 1992, batendo os seus rivais num dos períodos mais renhidos no desporto motorizado de automóveis de turismo.
Mas mesmo sem as conquistas do seu parente de corrida, a versão de estrada estava destinada a ser bem sucedida. A asa traseira e os restantes aumentos na carroçaria são emblemáticos da era em que este Mercedes surgiu. Existe muito para onde olhar, mas como é conduzi-lo? Não há forma melhor de responder a esta questão do que colocar o automóvel nas mãos de Alain de Cadenet e deixar que ele o conduza pelas estradas do Gêres em Portugal.
Clássicos • 05 Jul 2012
“Memórias do Rallye de Portugal” em Lisboa, com Ascari e FS Automóveis
Clássicos • 08 Fev 2016
Clássicos • 02 Mar 2021
O Alfa Romeo 33/2 Coupé Speciale Pininfarina e uma visão diferente dos anos 70