Modernos • 10 Jul 2019
Modernos • 13 Dez 2021
The Paradigm Thread: O renascimento da De Tomaso com tecnologias recentes
A De Tomaso foi uma marca italiana fundada em 1959 pelo argentino Alejandro de Tomaso, em Modena. Esta empresa dedicava-se a construir automóveis desportivos e de luxo, tendo também desenvolvido modelos de competição, incluindo para a Fórmula 1. Em 1971, a Ford adquiriu 84% da marca, mas vendeu-a em 1974. Em 1973, a De Tomaso adquire a Moto Guzzi e em 1976 a Maserati e a Innocenti.
Em 2004 a De Tomaso entrou em falência, no entanto, a produção de automóveis continuou por mais algum tempo. Em 2009 foi adquirida por Gian Mario Rossignolo, formando uma nova empresa, a De Tomaso Automobili SpA. Nesta altura a marca recebe um novo logotipo e no Salão de Genebra de 2011 é apresentado um novo modelo, o Deauville, que nunca chega a passar de protótipo. Em Maio de 2012 a De Tomaso volta a estar à venda, após o falhanço do plano de Rossignolo.
A chinesa Ideal TeamVenture, de Norman Choi, detentor também da Apollo Automobile, antiga Gumpert, adquiriu os direitos da De Tomaso em 2014 e em 2019, apresentaram o primeiro automóvel, o P72, aquando das comemorações do 60º aniversário da marca, no Goodwood Festival os Speed.
Trazer esta marca icónica de volta não é tarefa fácil, daí que Jowyn Wong, designer do P72, foi buscar inspiração ao modelo de competição de 1964, o P70. No entanto, é preciso também pensar no futuro e aproveitar todas as tecnologias que estão à disposição. O desenvolvimento do modelo utilizou tecnologia de ponta e para evitar produzir protótipos de testes ou de argila, para estudar as formas, tudo foi elaborado electronicamente em formato 3D e realidade virtual.
A De Tomaso junta um novo elemento à sua equipa, Ash Thorp, conhecido pelos seus trabalhos em automóveis utilizados em filmes de ficção científica, além de ser um grande entusiasta pelos automóveis e pela marca italiana.
A plataforma do De Tomaso P72 é partilhada com o Apollo Intensa Emozione, que também foi desenhado por Jowyn Wong. A mecânica irá manter-se fiel aos modelos que fizeram a marca famosa, nomeadamente ao Pantera, utilizando um motor V8 da Ford. A produção do P72, que está limitada a 72 unidades, está a começar agora e as primeiras entregas estão previstas acontecerem em 2023.
The Paradigm Thread é a primeira parte de um pequeno filme que retrata a nova era da De Tomaso e onde são expostas as ideias dos seus intervenientes.
TAGS: De Tomaso De Tomaso P72
PARTILHAR:
Deixe um comentário