Mecum leva a leilão Mercedes-Benz 450 SL que competiu no Trans Am
Loren St. Lawrence foi um piloto de automóveis com bastante sucesso nos EUA, tendo iniciado a sua carreira desportiva em 1966 com um Lotus Mark VI. Ao longo de quase 20 anos de carreira, ele passou por diversos automóveis de competição, desde um Datsun 240Z, a um BMW 2002, até ao Mercedes-Benz 450 SL presente neste artigo.
Lawrence competia pela equipa DeAtley Motorsport, em 1981, com o apoio da Michelob, apoio esse que continuaria em 1982. A equipa era da propriedade de Neat DeAtley, que era também concessionário da Mercedes-Benz e queria promover a marca de luxo, utilizando para isso a competição Trans Am.
Para isso, utilizaram a base do Mercedes-Benz SL da geração R107, mas só no aspecto, já que o chassis é tubular, construído de raiz para o efeito, revestido com uma carroçaria em fibra de vidro, inspirada no modelo original, mas com várias alterações, como o spoiler traseiro, o lip frontal e a entrada de ar no capot.
O motor utilizado era o V8 do 500 SL da versão europeia, um motor bem mais avançado que os motores americanos, com injecção electrónica Bosch, uma árvore de cames em cada cabeça e 16 válvulas. Para esta aplicação, foi reduzida a sua cilindrada para os 4,5 litros para cumprir com a regulamentação do Trans Am, daí a designação deste automóvel ser 450 SL e a injecção foi substituída por dois carburadores Holley Dominator. O motor foi construído por Edwin Hatch e está acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades.
O sucesso não foi o esperado, o seu melhor resultado foi um sexto lugar em Road Atlanta, em 1982, no entanto, ficaria marcado para a história do SCCA Trans Am por ter sido o único SL a competir nesse campeonato.
Agora, a Mecum vai leva-lo a leilão, num evento em Kissimmee, de 6 a 16 de Janeiro de 2022. Junto com o automóvel, segue toda a documentação da equipa referente ao veículo, assim como umas bonitas jantes BBS douradas e vários componentes de reserva. A sua pintura ainda é a original, assim como as publicidades pintadas à mão.
Deixe um comentário