Clássicos • 27 Fev 2022
18 fantásticas entradas de ar da indústria automóvel americana
Os filmes são um bom exemplo de publicidade automóvel, onde muitas marcas ganham popularidade pelos automóveis que entram nas cenas. Muitos deles tornam-se icónicos de um determinado filme, ou porque desempenharam um papel valioso para a história, ou até por terem entrado em mais do que um filme da mesma saga. Seguem-se os mais icónicos automóveis do grande ecrã, tendo por base a lista da GoCompare.
Bem, este automóvel nem precisa de explicação. Aston Martin DB5 e James Bond, está tudo dito. Este modelo apareceu pela primeira vez no filme Goldfinger, de 1964, com várias funcionalidades únicas, que só poderiam ser experimentadas pelo agente secreto mais famoso do mundo.
Os anos 60 trouxeram-nos um dos melhores filmes com os protagonistas a serem automóveis, neste caso, três Mini Cooper S, nada mais, nada menos,
que o The Italian Job. Um filme que decorreu em Turim, Itália, “casa” da Fiat, mas que curiosamente utilizou os pequenos automóveis britânicos.
Apesar de não ser um clássico, o BMW X5 M50d foi muito utilizado no filme Locke de 2013, ou melhor, o filme desenrola-se dentro do próprio X5.
Rain Man, um filme interpretado por Tom Cruise e Dustin Hoffman, onde fazem uma road trip num Buick Roadmaster de 1949, um filme dos anos 80 com uma recepção positiva.
O filme Tranformers, onde os automóveis se transformam em máquinas de combate, tem uma mistura de explosões com CGI. Um dos mais reconhecidos desta série é o Bumblebee, um Chevrolet Camaro amarelo, presente em várias gerações do modelo.
Obviamente que não poderia faltar nesta lista, o DeLorean DMC-12, um automóvel que ficou extremamente conhecido, após a sua utilização no Back to the Future, como máquina do tempo.
No filme The Blues Brothers o automóvel utilizado é o Bluesmobile, um Dodge Monaco, antigo automóvel da polícia de Mount Prospect com um grande altifalante no tejadilho e equipado com o motor 440 Magnum.
A saga Mad Max teve bastante sucesso nos anos 70, onde foram utilizados vários Ford Falcon pela polícia. Na cena de abertura a personagem principal, utiliza um Ford Falcon Interceptor amarelo. Mas a estrela do filme é o Ford Falcon XB GT Pursuit Special, bastante alterado e que seria utilizado nos filmes seguintes, em Mad Max 2 e no Fury Road de 2015.
Um automóvel de cor vermelha com uma risca branca em cada lateral, é o inconfundível Ford Gran Torino utilizado no filme Starsky and Hutch, lançado em 2004, após a série ter ido para o ar originalmente em 1975.
O filme Bullitt protagonizou uma das melhores cenas de perseguição e das mais longas, com onze minutos. Nas ruas de São Francisco, um Dodge Charger é perseguido por um Ford Mustang, com o lendário Steve McQueen ao volante, interpretando o papel do polícia Frank Bullitt.
O filme Need For Speed transplantou as sensações dos videojogos para o grande ecrã, com automóveis únicos, como este Ford Mustang, que foi alterado pela Ford para o filme.
Outro filme que retrata a história de uma road trip é o Thelma and Louise, onde utilizam um Ford Thunderbird de 1966 para o efeito. Este filme acabou por vencer um Óscar em 1991.
O filme American Graffiti foi produzido nos anos 70, mas a sua história desenrola-se na década anterior. Um filme de jovens onde os Hot Rod não poderiam faltar, como este Ford V8 Deuce Coupe de 1932.
Antes de receber a cor roxa em Inspector Gadget 2, o Gadgetmobile era branco, no primeiro filme lançado em 1999.
Um filme que venceu um Óscar, The French Connection, retrata a história dos polícias de Nova Iorque que andam atrás de um traficante de droga francês. O Lincoln Continental tem um papel fundamental, visto ser importado do porto de Marselha carregado de droga.
Este Lincoln Town Car foi utilizado pelo advogado Matthew McConaughey no filme The Lincoln Lawyer.
À primeira vista, um Peugeot 406 não seria um automóvel icónico, no entanto, foi o personagem principal no filme Taxi, com uns apetrechos demasiado agressivos. Com o seu motor de outro mundo, o automóvel consegue atingir velocidades estonteantes.
Uma lista de automóveis icónicos do grande ecrã sem a presença de um automóvel da saga Fast and Furious, não ficaria completa. Aqui presente está o Toyota Supra utilizado no primeiro filme, conduzido por Brian O’Conner. O automóvel do filme, foi alugado ao próprio consultor técnico do mesmo, Craig Lieberman, com várias alterações, como o kit estético da Bomex e uma potência a rondar os 550cv.
No filme de 2006 Little Miss Sunshine foi utilizada uma Volkswagen T2 Microbus amarela, numa road trip de uma família disfuncional.
Clássicos • 27 Fev 2022
18 fantásticas entradas de ar da indústria automóvel americana
Arquivos • 04 Set 2024
Clássicos • 12 Fev 2022
A história do Mustang utilizado no filme Bullitt que McQueen não conseguiu comprar