Clássicos • 12 Jun 2019
Thornley Kelham restaura três exemplares do raro Lancia Flaminia Sport Zagato
A Thornley Kelham é uma conceituada empresa britânica de restauro de automóveis clássicos, mais focado nos automóveis italianos, principalmente dos modelos da Lancia. Fundada por Wayne Thornley e Simon Kelham à pouco mais de uma década, esta empresa tem sido conhecida pelos seus modelos Aurelia B20GT e pelas suas criações Outlaw com base nesse mesmo automóvel.
Agora, a empresa britânica levou a criação Outlaw um pouco mais longe, com a versão European CSL, limitada a apenas três exemplares, do total de nove produzidos da série Outlaw. Esta nova versão destaca-se das restantes devido à sua carroçaria totalmente construída em alumínio, moldada à mão, e pelo seu motor original dar lugar a um famoso motor da Alfa Romeo.
Como o Lancia Aurelia foi o primeiro automóvel de produção equipado com motor V6, essa configuração foi mantida ao ser transplantado com o motor Busso V6 de 3,2 litros de cilindrada, desenvolvendo mais de 300cv de potência e 339Nm de binário. Essa potência é enviada para as rodas traseiras, através de uma caixa manual de cinco velocidades com relações específicas, montada numa posição transaxle, e com um diferencial autoblocante.
A sua carroçaria em aço foi substituída inteiramente por uma construída em alumínio, sendo assim o aumento da potência é acompanhado por uma redução de peso, situando-se nos cerca de 1.100 quilos, ou seja, foi reduzido em 75 quilos o peso de um modelo Outlaw “convencional”. No interior é possível ver luxo, com muita pele e alcântara, não podendo faltar uma rollcage, backets da época e ar condicionado.
Nos Aurelia Outlaw a suspensão é completamente melhorada, com mais camber negativo e uma suspensão traseira independente desenhada especificamente para o modelo e que incluiu os discos de travão montados numa posição inboard. Aqui no CSL é ainda implementado direcção assistida e uma caixa de direção de pinhão e cremalheira.
A carroçaria tem o mesmo tratamento dos Aurelia Outlaw, com um tejadilho rebaixado, inspirado no Aurelia B20GT utilizado por Giovanni Bracco na Carrera Panamericana de 1951. A este exemplar também foi acrescentado espelhos retrovisores e fechos do capot específicos, assim como as jantes de desenho inspirado nas utilizadas no Jaguar D-Type e a ausência dos para-choques.
É sem dúvida um restomod bastante subtil, mas a Thornley Kelham não irá produzir mais do que três exemplares do Aurelia Outlaw European CSL, que já estão incluídos nos nove Aurelia Outlaw. Isto devido à raridade do Aurelia B20GT e porque quer-se concentrar num próximo modelo que irá receber o mesmo tratamento.
Clássicos • 12 Jun 2019
Thornley Kelham restaura três exemplares do raro Lancia Flaminia Sport Zagato
Clássicos • 17 Mai 2020
Clássicos • 18 Dez 2021