Clássicos • 23 Abr 2013

Clássicos • 05 Dez 2021
Castelo francês alberga colecção de aviões de combate, automóveis e motos
Este castelo francês tem um espólio incrível no que a aeronaves diz respeito, desde helicópteros soviéticos, um hovercraft dos anos 70 e uma vasta colecção de aviões da Segunda Guerra Mundial. Está situado em Borgonha, uma região repleta de castelos, vários canais de água e famosa pelos seus vinhos e vinhas.
Para além da colecção de aviões, existem ainda outros temas, como camiões dos bombeiros, mais de 200 motos clássicas e mais de 30 automóveis de competição, maioritariamente da Abarth.
A colecção começou nos anos 80 pelas mãos do antigo piloto da Abarth, Michel Pont, quando este herdou um castelo do século XIV com 27 hectares. O excêntrico de 87 anos foi considerado pelo Guinness World Book of Records, como o maior coleccionador privado de aeronaves de combate do mundo. Na sua colecção tem um dos primeiros aviões produzidos do mundo e outro que chegou a estar equipado com bombas atómicas durante a presidência do General Charles de Gaulle. A maior parte dos aviões vieram de cemitérios da Segunda Guerra Mundial, sendo submetidos a um restauro.
Os vários temas da colecção estão divididos e separados em diferentes compartimentos do castelo, sendo ao todo nove os temas. Este museu faz com que o castelo tenha vida e seja preservado, porque de outra forma não teria utilidade. A entrada custa 12€ e existe, inclusivamente, um restaurante no seu interior, além de ser produzido vinho.
Deixe um comentário