Talbot-Lago T14 American Barquette: O último automóvel produzido pela marca francesa

Clássicos 26 Nov 2021

Talbot-Lago T14 American Barquette: O último automóvel produzido pela marca francesa

A Talbot-Lago foi uma marca francesa bastante conhecida por produzir os melhores automóveis de Grand Prix nas décadas de 40 e 50, assim como automóveis GT de luxo. A sua história remonta a 1896, quando foi formada a Automobiles Darracq France. Em 1916 foi vendida e foi dado o nome de Talbot e, em 1936, a Talbot foi adquirida por Antonio Lago que juntou o seu nome à marca, formando a Talbot-Lago.

Em 1954, a Talbot-Lago lançou um novo motor, o T14 LS e, no ano seguinte, mostrou o automóvel que o iria utilizar, o 2500 Coupe T14 LS. No entanto, este motor foi um desastre para a empresa, já que ficou conhecido pela sua pouca fiabilidade. Para colmatar este problema, a Talbot-Lago produziu, sob licença, um motor V8 da BMW, de 2,5 litros de cilindrada e 125cv, e alterou o modelo do automóvel para Talbot-Lago America.

Apenas 12 automóveis foram produzidos, até a empresa ser vendida à Simca, em 1958, que continuou a produzir os automóveis, mas agora com um motor Ford V8 Flathead. A Talbot-Lago desapareceria por completo em 1959.


O Talbot-Lago T14 American Barquette, presente neste artigo, só existe graças à paixão de dois irmãos franceses pela marca, Dominique e Marc Dupont. Eles adquiriam o stock de peças originais da Talbot-Lago ao piloto da marca, Georges Grignard, e criaram aquele que seria o último Talbot-Lago produzido.

Os irmãos construíram este automóvel durante a década de 70, utilizando um chassis original de um T14 America de 1958, com o número de chassis 140 080B, assim como a mecânica BMW V8, juntaram uma carroçaria em alumínio, inspirada numa utilizada pela marca nas 24 Horas de Le Mans de 1956. No entanto, o projecto só estaria terminado em 2002, quando o actual proprietário adquiriu a viatura e a completou, estando agora em perfeitas condições de funcionamento. Nasceu assim um automóvel de prestações invejáveis, devido ao seu baixo peso e o seu potente motor.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: BMW Talbot-Lago T14 American Barquette


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment