Triumph utilizada por Fonzie na série televisiva “Happy Days” vai a leilão

Mercado 22 Nov 2021

Triumph utilizada por Fonzie na série televisiva “Happy Days” vai a leilão

Happy Days foi uma série de comédia televisiva americana, que esteve no ar desde Janeiro de 1974 até Julho de 1984, contou com 11 temporadas, 255 episódios no total. Esta série foi criada por Garry Marshall e tornou-se numa das séries mais famosas dos anos 70.

A série retrata a história de Richie Cunningham, um adolescente inocente, da sua família e dos seus amigos. Desses amigos faz parte Arthur Herbert Fonzarelli, mais conhecido por Fonzie, que era motard. Esta personagem, interpretada por Henry Winkler, era no início uma personagem secundária, mas passou a personagem principal quando a sua popularidade aumentou significativamente. Fonzie e Richie são as únicas personagens que aparecem em todos os 255 episódios.

Das várias motos que Fonzie conduziu, todas elas seguiam um estilo de personalização próprio, a Triumph TR5 Trophy 500 presente neste artigo é uma delas e a que teve maior destaque. A personalização desta TR5 de 1949 esteve a cargo de Bud Ekins, antigo piloto de todo o terreno, duplo de Hollywood e amigo próximo de Steve McQueen. A personalização contou com um guiador mais alto, um banco feito à medida, tanque de combustível pintado totalmente em cinzento, o guarda-lamas de frente removido, entre outros.


A Triumph TR5 Trophy 500 está equipada com um motor de dois cilindros paralelos, com 498cc de cilindrada, válvulas à cabeça e a quatro tempos. Com base na Triumph Speed Twin, a TR5 Trophy foi produzida para ser utilizada fora de estrada, com uma maior altura ao solo.

Ao todo, foram construídos três exemplares para serem utilizados na série, todas elas seguindo uma imagem semelhante e eram da propriedade do próprio Bud Ekins, que as alugou para as filmagens. Após a conclusão da série, duas das motos desapareceram e nunca mais se soube do seu paradeiro. A TR5 Trophy do artigo, também esteve desaparecida, mas foi encontrada em 2011 por Wendy F. Black, escritor na revista Cycle World.

Agora, mais de uma década depois, esta famosa mota está no mercado à procura de um novo dono. Irá ser levada a leilão pela Bonhams, no próximo dia 8 de Dezembro, em Los Angeles, num evento dedicado a Hollywood. O seu valor de venda é expectável que se situe entre os 70.000 e os 100.000 euros.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bonhams Bud Ekins Fonzie Happy Days Triumph TR5 Trophy


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment