Protótipo de Chevrolet Corvette Super Sport de 1957 vai a leilão

Mercado 19 Nov 2021

Protótipo de Chevrolet Corvette Super Sport de 1957 vai a leilão

O Chevrolet Corvette é um dos automóveis mais icónicos provenientes da terra do Tio Sam. Foi lançado em 1953 devido ao sucesso dos automóveis desportivos europeus e foi desenvolvido com uma carroçaria em fibra de vidro, algo pouco comum para a época. Outro factor de diferenciação foi a escolha de um motor de seis cilindros em linha para o lançamento, ao invés de um V8, que só apareceu em 1955.

O ano de 1957 ficou marcado pela chegada do sistema de injecção de combustível no Corvette, para o motor V8 de 4,6 litros de cilindrada, mesmo sendo uma opção bastante cara. Este sistema foi desenvolvido pela Rochester, uma subsidiária da General Motors, por uma equipa composta por John Dolza, E.A. Kehoe, Donald Stoltman e Zora Arkus-Duntov, e é aí que entra o Corvette presente neste artigo.

Este Corvette iniciou a sua vida em 1956 como um Corvette C1 tradicional, mas, ao invés de ser transportado para um concessionário, ficou em exposição no GM Building em Detroit, onde permaneceu alguns meses. Após o sistema de injecção ser desenvolvido para ser aplicado no Corvette, a General Motors precisava de um automóvel que chamasse a atenção para o novo sistema de injecção Ramjet.


Dessa forma, este Corvette foi para o Departamento de Desenho da General Motors, para ser alterado no que viria a ser chamado de Corvette Super Sport, com o pedido número SO-90181. O motor original foi retirado e foi aplicado o motor V8 de 4,6 litros com o sistema de injecção, produzindo 283cv. Este motor distingue-se de todos os outros por ter tampas das válvulas e caixa do filtro de ar cromadas. O motor foi acoplado a uma caixa de três velocidades de relações curtas.

As restantes alterações centraram-se na carroçaria e no interior. O pára-brisas, janelas laterais, escovas e capota foram todos retirados, sendo aplicada dois pequenos pára-brisas de acrílico em forma de bolha. A carroçaria foi pintada em branco Pearlescent White com uma risca em azul. O mesmo azul foi aplicado no interior em pele, nos bancos, quartelas das portas e tablier. Continuando no interior, a consola central foi aumentada e foram adicionados dois porta copos magnéticos, além de um novo conta-rotações, volante e pedais únicos. Os pneus U.S. Royal XP-140, com parede branca e a bandeira do Corvette, podem ser o único conjunto de cinco pneus deste modelo ainda em existência.

O Corvette Super Sport foi apresentado ao público pela primeira vez no Waldorf Astoria Auto Show, em Nova Iorque, em Janeiro de 1957. Posteriormente foi a vários salões, onde obteve bastante atenção por parte do público e conseguiu a capa da revista Speed Age. Foi também o primeiro automóvel da General Motors com injecção de combustível, sendo esse um facto bastante publicitado.

Na época era comum que estes protótipos, quando acabavam as funções para os quais eram concebidos, fossem desmantelados, destruídos ou entregues a uma sucata, o que não aconteceu com este exemplar. No entanto não invalidou o facto do seu paradeiro ser desconhecido durante alguns anos.

Em 1957 foi vendido ao seu primeiro proprietário, Ron Wilsie, do concessionário Wilsie/Kelley Chevrolet. Em 1960, enquanto participava em corridas ilegais, o automóvel foi contra um poste de telefone, após o acidente, o seu destino foi uma sucata.

O Corvette Super Sport seria salvo e em 1997 foi iniciado o restauro por John Baldwin, com um processo bastante meticuloso para tentar salvar o maior número de peças originais possíveis, principalmente do interior, que não sofreram qualquer restauro, permanecendo tal como foram deixadas na época. Seria apresentado pela primeira vez após o restauro no Amelia Island Concours d’Elegance de 2017.

Este foi o único protótipo produzido do Corvette Super Sport e é totalmente funcional. Após permanecer na posse do mesmo proprietário desde 1997, será oferecido em leilão pela Mecum a 15 de Janeiro. No odómetro marca apenas 4372 milhas percorridas, cerca de 7000 quilómetros.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Chevrolet Corvette Mecum


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment