Vai a leilão o Wagonmaster, um Dragster de quatro motores construído por Tommy Ivo

Mercado 17 Nov 2021

Vai a leilão o Wagonmaster, um Dragster de quatro motores construído por Tommy Ivo

Tommy Ivo, também conhecido por TV Tommy, é uma das pessoas mais conhecidas dos primeiros anos das corridas de drag americanas. A sua carreira como actor de televisão durou desde a década de 40 à década de 60.

Nos anos 50, Tommy construiu o seu primeiro Dragster, com dois motores Buick, sendo também o primeiro automóvel a bater a barreira dos nove segundos com motores a gasolina, além de bater vários recordes de velocidade. Em 1957, a NHRA baniu o nitrometano, para as equipas desenvolverem motores para combustíveis convencionais. A ideia da Tommy foi simples, equipar o seu Dragster com quatro motores, assim como um sistema de tracção integral e dando-lhe o nome de Showboat.

Tommy contactou Kent Fuller para desenvolver um novo chassis, onde pudesse montar os quatro motores Buick V8 Nailhead 464, de 7,6 litros de cilindrada cada. No final, o automóvel perfazia uma cilindrada de 30,4 litros e uma potência superior aos 2.000cv, nunca foi medido mais, pois os bancos de potência não aguentavam. Dois motores davam potência às rodas da frente e os outros dois às de trás. A sua primeira prova seria no San Fernando Drag Strip, a 23 de Julho de 1961.



No entanto, e após a construção do automóvel, Tommy recebeu a notícia de que a estação de televisão para o qual trabalhava não o deixaria competir, por ser demasiado perigoso. Esta decisão tinha fundamento como ficou provado, anos mais tarde, quando Tommy ficaria gravemente ferido ao conduzir este automóvel. Como ele não conseguia conduzir, o piloto Don Prudhomme sentou-se no seu lugar, até a NHRA banir os Dragsters com quatro motores, tornando o Showboat num automóvel destinado apena para demonstrações.

O Showboat seria vendido em 1981 e o seu novo proprietário aplicou uma carroçaria de fibra de vidro, semelhante a uma carrinha da Buick e, foi nessa altura que lhe alterou o nome para Wagonmaster. Tommy continuou a conduzir o Wagonmaster em inúmeras ocasiões, até ter um incidente, que lhe custou três vertebras, altura em que ele terminou a sua carreira. Voltaria a conduzir o Wagonmaster apenas em 1996, para uma prova de demonstração.

Pela primeira vez em vários anos, o Wagonmaster vai estar disponível para compra, já que será levado a leilão pela Mecum, no evento em Kissimmee de 6 a 15 de Janeiro de 2022, após estar na Jackie & Gary Runyon Collection.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Mecum Showboat Tommy Ivo Wagonmaster


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment