RM Sotheby’s leva a leilão um raro Aston Martin V8 Vantage Zagato

Mercado 16 Nov 2021

RM Sotheby’s leva a leilão um raro Aston Martin V8 Vantage Zagato

Os anos 80 foram bastante prolíferos em automóveis únicos com aspirações a supercarros e outros tipos de automóveis que marcaram por completo essa década. Mas, existe um automóvel, de baixa produção, que é esquecido da lista de supercarros da década de 80 e, esse automóvel, é o Aston Martin V8 Vantage Zagato, com prestações que superam os grandes nomes da época, como o Lamborghini Countach e o Ferrari Testarossa.

Os Aston Martin V8 Vantage Zagato eram equipados, e tal como o nome indica, por um específico motor V8, com duas árvores de cames em cada cabeça, 16 válvulas no total, uma cilindrada de 5,3 litros e uma taxa de compressão de 10,2:1. Além disso, estes motores recebiam árvores de cames especificamente desenhadas para alta performance e a cabeça do motor era trabalhada para melhorar o fluxo, combinado com quatro carburadores duplos Weber 48 IDF/3. Este conjunto debitava uma potência de 437cv às 6.250rpm e 545Nm de binário às 5.000rpm, podendo, assim, chegar aos 300km/h de velocidade máxima. Acoplado ao motor, está uma caixa manual ZF de cinco velocidades, que envia a potência para as rodas traseiras, onde está presente um diferencial autoblocante.

Além da mecânica, a suspensão também foi afinada para condução a alta velocidade, com triângulos sobrepostos e barra estabilizadora na frente e eixo De Dion com paralelo de Watt na traseira, conjugado com a travagem de disco nas quatro rodas.


Sem dúvida que, o que mais salta à vista, é a carroçaria de desenho diferente, construída à mão em alumínio pela Zagato, onde era aplicada nos chassis encurtados do Aston Martin V8 Vantage. No final da produção, apenas 52 exemplares na carroçaria coupé foram construídos, a que se juntam mais 37 V8 Zagato Volante, na carroçaria descapotável.

Dos exemplares produzidos, apenas 14 foram equipados com volante à esquerda e caixa manual, do qual o exemplar do artigo faz parte. Este V8 Vantage Zagato de 1987, pintado na cor Javelin Grey conjugado com o interior em pele preta, conta com apenas 15.000km percorridos no odómetro.

Agora, irá ser levado a leilão pela RM Sotheby’s, como parte da Guikas Collection, num evento que terá lugar no Circuito de Paul Ricard, na França, no próximo dia 19 de Novembro, com uma espectativa de valor de vanda situada entre os 350 e os 450 mil euros.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Aston Martin V8 RM Sotheby's Zagato


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment