Um dos apenas dois Jaguar FT produzidos pela Bertone vai a leilão

Mercado 12 Nov 2021

Um dos apenas dois Jaguar FT produzidos pela Bertone vai a leilão

Nos anos 60 a Jaguar tinha uma gama de automóveis que ia desde carroçarias berlina, o S-Type e o 420, ao icónico desportivo E-Type. No entanto, não havia nenhum automóvel desportivo de quatro lugares na gama da marca britânica.

Esse era o sonho de criança de Ferruccio Tarchini, importador da marca britânica no norte de Itália. Ele queria uma berlina de duas portas, com um design desportivo e moderno, além da capacidade para transportar quatro pessoas.

Com essa ideia, ele decidiu pedir à Bertone o desenvolvimento de um modelo específico. Com o desenho a cargo de Marcello Gandini, na altura um dos primeiros grandes projectos do designer italiano. A ideia de Tarchini era vender estes modelos no seu concessionário, aos melhores clientes da marca britânica. No final, apenas dois exemplares foram produzidos, o primeiro com base na berlina S-Type e o exemplar presente neste artigo, baseado no Jaguar 420 e equipado com o motor de seis cilindros em linha e de 4,2 litros de cilindrada, acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades.


O modelo seria apresentado no Salão de Genebra de 1966, com a designação de Jaguar FT Coupe, sendo que FT provém do nome do importador italiano. Como a recepção do público foi muito favorável, ele decidiu produzir um segundo exemplar onde, apesar de utilizar uma base diferente, exteriormente era muito semelhante ao primeiro. Felizmente, ambos os exemplares chegaram até aos nossos dias.

Este FT Coupe seria vendido a um aristocrata espanhol, antes de ir parar a um concessionário da Jaguar, onde permaneceu guardado por 20 anos, até ser redescoberto. Em 2015 foi submetido a um restauro, onde foi pintado na sua cor verde original e a pele preta do interior foi recondicionada. Todos os equipamentos ainda funcionam, como os vidros eléctricos, o botão de buzina com as siglas FT e o sistema de ar condicionado.

Surge agora a oportunidade de adquirir o segundo exemplar produzido, que será oferecido em leilão pela RM Sotheby’s, a 19 de Fevereiro, num evento que decorrerá no Circuito de Paul Ricard, em França. A leiloeira estima que o valor da venda se fixe entre os 80 e os 100 mil euros.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bertone Ferruccio Tarchini Jaguar 420 Jaguar FT Coupe Marcello Gandini RM Sotheby's


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment