Alfa Romeo 1900 SSC do Museu do Caramulo em destaque na Topos & Clássicos

Clássicos 12 Nov 2021

Alfa Romeo 1900 SSC do Museu do Caramulo em destaque na Topos & Clássicos

A nova edição da Topos & Clássicos já se encontra nas bancas. A edição #246 conta com um ensaio do Alfa Romeo 1900 SSC da colecção do Museu do Caramulo

Apresentado no Salão de Paris de 1950, o Alfa Romeo 1900 SSC teve, como sempre, diversos pontos de interesse. Mas no espaço da Alfa Romeo o destaque ia todo para o seu novo modelo desportivo, o 1900. Desenhado por Orazio Satta, o 1900 foi o primeiro a ser fabricado numa linha de produção e ainda o primeiro Alfa Romeo com estrutura autoportante, dois avanços significativos para a modernização do construtor italiano.

Disponível nas versões de duas e quatro portas, o novo 1900 era proposto como sendo o “automóvel familiar que vencia corridas ao fim-de-semana”, facto comprovado pelo sucesso em palcos tão distintos como a Targa Florio ou a Stella Alpina.




O magnífico Alfa Romeo 1900 SSC, disponível na colecção do Museu do Caramulo, foi pela primeira vez matriculado em 1956, um ano após a apresentação do modelo, que se manteria em produção até 1959. Exibindo um motor de quatro cilindros e 1975cc de capacidade marcados, o 1900 SSC é uma versão com 115cv de potência e caixa totalmente sincronizada de cinco velocidades, com comando na coluna. Com a sua carroçaria Touring Superleggera lacada de preto, interior de tonalidade clara e jantes de raios Borrani, que complementam bastante bem a estética, o HC-64-82 é um dos exemplares mais elegantes ainda em existência, sendo utilizado com alguma frequência em eventos seleccionados, além de ser elegível a participar nas Mille Miglia.

Para adquirir a revista, com portes grátis em Portugal, clique aqui.

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube