Turbosonic Dragster construído por George Barris em 1964 vai a leilão

Mercado 11 Nov 2021

Turbosonic Dragster construído por George Barris em 1964 vai a leilão

George Barris é um dos maiores nomes, de sempre, no que diz respeito a automóveis personalizados. Desde muito cedo que, George e o seu irmão personalizavam automóveis para mais tarde os venderem. Durante a Segunda Guerra Mundial, o nome Barris começou a despertar maior interesse e, na década de 50, começaram a personalizar automóveis para os actores de Hollywood.

Vários automóveis considerados icónicos no mundo do cinema foram personalizados pela Barris Kustom Industries, como o Batmobile, o KITT e o Ford Torino de Starsky and Hutch, entre muitos outros. A própria NASA entrou em contacto com George Barris para lhe ceder o projecto do Moonscope, para ajudar a desenvolver os automóveis lunares.

Em 1964, a Barris Kustom produziu o Turbosonic Custom Dragster de três rodas, equipado com um motor de microturbina da Turbonique, uma empresa de Clarence “Gene” Middlebrooks Jr, que esteve envolvido no programa de desenvolvimento do míssil Pershing.


Estes motores eram capazes de desenvolver mais de 1.000cv de potência, no Turbosonic Custom Dragster que está com 1.300cv e utilizava, como combustível, nitrato de isopropanol e pesavam apenas 54 quilos. O motor está acoplado a uma caixa manual de duas velocidades. Um dos motores mais utilizados era o TB-28 que poderia ser montado directamente no eixo traseiro do automóvel e o motor entrava em funcionamento através de uma embraiagem de roda dentada da BorgWarner.

O Turbosonic Custom Dragster tinha uma estrutura tubular construída em aço e uma carroçaria composta maioritariamente por fibra de vidro, mas também tinha algumas secções em aço. O desenho em asa delta, inspirado no Lockheed SR-71 Blackbird, foi elaborado pelo próprio George Barris, com a ajuda de Les Tompkins, Dick Dean e Tom Daniels. A condução do automóvel ficou a cargo de Skip Torgeson. Como forma de parar este automóvel estavam instalados discos de travão da Airheart e um paraquedas.

Agora, o único exemplar do Turbosonic Custom Dragster vai ser levado a leilão pela Mecum, no evento Kissimmee Auction que irá ocorrer entre 6 e 15 de Janeiro de 2022. Este mesmo veículo, foi vendido em 2016 por 29.700 dólares, cerca de 25 mil euros. Será que este valor vai ser batido neste novo leilão?

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Barris Kustoms George Barris Mecum Turbosonic Dragster


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment