Toyota volta a produzir peças para o icónico Corolla AE86

Clássicos 11 Nov 2021

Toyota volta a produzir peças para o icónico Corolla AE86

Lançado em Maio de 1983, o Corolla AE86 ficou marcado na história pelo seu design desportivo e por oferecer uma condução soberba. A Toyota oferecia duas carroçarias, o coupé e o liftback. Isto causou a existência de duas versões diferentes, o Corolla Levin, que é o modelo mais conhecido em Portugal e o Sprinter Trueno, com faróis escamoteáveis.

Os Corolla AE86 tinham várias vantagens, que determinaram o seu enorme sucesso. Eram baratos, leves e de fácil modificação, no fundo, foram automóveis destinados para as pistas, ou para dar gozo ao condutor numa estrada mais revirada.

O seu icónico motor 4A-GE de 1,6 litros de cilindrada que subia de rotação habilmente até às 7.800rpm, com dupla árvore de cames e 16 válvulas, enviava os seus 130cv para as rodas traseiras, através de uma caixa manual de cinco velocidades e poderia ser equipado com autoblocante.


Agora que é um automóvel de colecção, com vários coleccionadores a procurarem os melhores exemplares, a Toyota, mais precisamente o seu departamento Toyota GR Heritage Parts iniciou a comercialização de novas peças para o Corolla AE86.

A partir do passado dia 1 Novembro, passou a estar disponível novas pinças de travão traseiras e braços de direcção e, a partir de 1 de Dezembro, passa a estar disponível semieixos de transmissão. É certo que ainda são poucas as novas peças a ser produzidas, mas a esperança é que a marca irá aumentar a diversidade destas no futuro. Ainda assim as peças serão produzidas em números e em tempo limitado.

Assim, o Corolla AE86 junta-se aos Supra A70 e A80, 2000GT e Land Cruiser J40, modelos que já tinham visto certas peças de novo em produção, através do programa da Toyota GR Heritage Parts, que se iniciou em 2019.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube